Nesta data, o cruzador «Adamastor» foi de encontro a uma rocha perto de Hong Kong.
Adamastor I

A revista Illustração Portugueza de 19 de Maio de 1913 noticiava:
“O cruzador Adamastor, do comando do capitão tenente Sr. Sousa Dias, um dos oficiaes revolucionários, encalhou n´um rochedo junto do canal de Hong Kong e a ilha Chung, sofrendo uma avaria, e não havendo a lamentar nenhuma vitima. Foram dadas prontas medidas de socorro pelo comodoro inglez, tendo ajudado ao salvamento os contratorpedeiros enviados de Hong Kong. A canhoneira «Patria» tambem foi logo para o local do sinistro recebendo muita da tripulação do cruzador, que saira de Shangae em direcção à metrópole, a fim de se encorporar n´uma divisão naval que devia partir do Tejo em julho e cuja constituição ficou, por este motivo, alterada.”

Adamastor IIO Adamastor viajando no Yang Tsé”

Recorda-se que o «Adamastor» fez uma longa viagem ao oriente passando por Peking, Nankin, Sanghai, o rio Yang Tsé, Cantão e Macau. Voltou a Portugal, através do canal de Suez (Cairo).
Do relato da viagem, referente a Macau: (1)
” Depois foi em Macau que eles estiveram vendo as belezas da região, fazendo-se os seus «pi-nics», jogando o «tenis» em Coloane, a ilha dos piratas e deixando esse oriente maravilhoso…”

Adamastor IIINo jardim de Lui-Iu-Oc (Lou Lim Iok), srs. J. Carvalho, Lu-Tchum, Julio Silva, um portuguez de Shanghai e J. d´Assunção

 Adamastor IVA partida de tenis oferecida pelos oficiaes do Adamastor em Coloane

Adamastor VOs oficiaes recebendo os convidados para o tenis em Coloane.”

Adamastor VI“O lente da Escola Naval, sr. Vitorino Gomes da Costa com os aspirantes srs. Rodrigues, J. Carvalho e Santos Moreira que foram promovidos a guardas marinhas na viagem do Adamastor à China

(1) Illustração Portugueza, de 10 de Novembro de 1913, com uma nota:  “Os clichés (fotos) são do distinto amador sr. Julião de Carvalho”