Partiram no dia  11 de Maio de 1926, os aviadores espanhóis, Capitão Joaquin Loriga Taboada  e Capitão Eduardo Gonzalez Gallarza tendo o avião levantado  voo às 7.30 horas da manhã, no prosseguimento da viagem para Manila. Durante a sua estadia em Macau, foram homenageados com várias festas pelos clubes locais. O cruzador «República» seguiu no dia anterior para as Pratas, a fim de servir de ponto referência e, entre essas ilhas e o Cabo Bojador (que também há um ao norte das Filipinas) encontravam-se, para esse fim, a canhoneira francesa «Algol» e dois contratorpedeiros americanos, sendo os aviões acompanhados pela esquadrilha aérea americana, desde o Bojador até Manila. (1) (2).

Monografias, artigos, mapas 1929 - Aviadores espanhóisOs aviadores espanhóis do Raid Madrid – Manila acompanhados do oficial às ordens, no Campo da Mong Há  (3)

 O aviador espanhol Capitão Eduardo Gonzalez Gallarza e o mecânico Arosamena, no seu voo Madrid-Manila, aterraram, vindos de Hanói, pelas 17.20 horas do dia 1 de Maio de 1926, no antigo campo de Mong Há. Foram de encontro a umas árvores e ficaram amolgadas as asas do aparelho. O avião do seu companheiro Capitão Joaquin Loriga Taboada e mecânico Perez caiu em San Tong, em território chinês, sendo os dois recolhidos, por um barco chinês e entregues à canhoneira «Pátria» que, com a lancha-canhoneira « Macau», tinha ido à sua procura. (1) (4)

Monografias, artigos, mapas 1929 Raid Madrid ManilaTrajecto da Esquadrilha “Elcano” (5)

NOTA: O Raid Madrid – Manila foi efectuado por uma esquadrilha (“Escuadrilla Elcano“) formada por três aviões “Breguet XIX” (aparelhos monomotores biplano com cabina aberta e carga útil de 220 Kg) capitaneados por Joaquín Loriga Taboada, Rafael Martínez Esteve e Eduardo Gonzalez Gallarza. Seguiam também os mecânicos Joaquin Arozamena Postigo, Pérez e Calvo.  Partiram de Madrid a 5 de Abril de 1926 (Aeroporto de “quatro vientos“) e necessitaram 39 dias para fazer os 17 500 kilómetros, em 20 etapas  (5)

Monografias, artigos, mapas 1929 avião Breguet XIXAvião “Breguet XIX”

(1) SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau Século XX, Volume 4. Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, 2.ª Edição, Macau, 1997, 454 p (ISBN 972-8091-11-7)
(2) O Capitão Eduardo Gonzalez Gallarza (1898-1986) militar e pioneiro da aviação espanhola. Tentou dar a volta ao mundo em Agosto de 1928 a bordo de um “Dornier Super Wall” ( com Rámon Franco)  e em 1929 com um “Dornier Wall“. Ambas as tentativas foram falhadas tendo na última, sido forçado a amarrar perto de Açores, permanecendo perdido durante oito dias, sendo regatado por um porta aviões inglês. Foi posteriormente Ministro do Ar de 1945 a 1957.
http://es.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Gonz%C3%A1lez-Gallarza
O Capitão Joaquin Loriga Taboada (Raid 1895 -1927), militar, morreria depois num desastre, no aeródromo de «Quatro Vientos», (Madrid) em 19 de Julho de 1927, quando o avião em experiência se despenhou no aeródromo.
http://es.wikipedia.org/wiki/Joaqu%C3%ADn_Loriga
(3) Monografias, artigos, mapas e gráficos estatísticos, 1929
(4) O avião do Capitão Loriga que caiu em San Tong, não teve conserto pelo que o mecânico Arozamena optou por ficar em terra cedendo o seu lugar ao Capitão Loriga que seguiu viagem no avião do Capitão  González Gallarza ( que ficou reparado no dia 5 de Maio)
(5) http://es.wikipedia.org/wiki/Escuadrilla_Elcano