1MAR1991 Carimbo PROFISSÔES TÍPICAS IContinuação da anterior postagem:  FILATELIA – PROFISSÕES TÍPICAS (1)

 1MAR1991 Dados Ténicos chinês  PROFISSÔES TÍPICASOs Dados Técnicos da emissão (em chinês): PROFISSÕES TÍPICAS 

1MAR1991 Selo 3.50 Ptcs PROFISSÔES TÍPICAS

O BARBEIRO AMBULANTE –
” –
THE STREET BARBER

“Quando era rapaz, afigura do barbeiro ambulante era muito popular na zona do antigo Bazar e nos bairros predominantemente chineses. Não havia, então exigências e cuidados de apresentação que hoje se vêm, e os costumes eram diferentes, não contaminados pelo modernismo ou por influências estrangeiras. Cortava-se o cabelo porque se tinha de cortar, sem pretensões de estar na moda.
Por isso, por um preço módico, abaixo da mais modesta barbearia, os profissionais ambulantes proliferavam entre as camadas mais pobres da população. Uma cadeira portátil, uma mala contendo os necessários apetrechos e o barbeiro instalava-se num sítio escolhido, esperando o freguês, abrigado pela ramaria duma árvore ou à sombra dum alpendre ou duma parede que o defendia dos raios do sol.
Eram geralmente homem de idade, com tirocínio em barbearias, mas que, por quaisquer razões, tinham-se tornado independentes procurando o exercício da profissão no duro ganha-pão da rua. Como todos os barbeiros conheciam as novidades e as coscuvilhices do bairro.
Havia também barbeiros ambulantes que frequentavam as casas portuguesas. Estes andavam mais bem vestidos que os da rua. Tinham clientela própria, corriam com horário marcado, de casa em casa, para fazer a barba e para o corte do cabelo.
Hoje essa figura está praticamente desaparecida. Pode existir um ou outro, mas são puros anacronismos numa cidade onde as barbearias se espalham por todos os bairros e para todos os níveis económicos.”

Dr. Henrique de Senna Fernandes

” – mandarim pinyin:  jiē dào jiǎn fà lǎo; cantonense jyutping:  gaai1 dou3 zin2 faat3 lou2.
(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/01/noticia-de-1-de-marco-de-1991-filatelia-profissoes-tipicas-i/