1MAR1991 Carimbo PROFISSÔES TÍPICAS IContinuação da anterior postagem:  FILATELIA – PROFISSÕES TÍPICAS (1) (2)

1MAR1991 Paisagem PROFISSÔES TÍPICAS
1MAR1991 Selo 4.20 Ptcs PROFISSÔES TÍPICASO ADIVINHO –

占卦” –
THE FORTUNE-TELLER
O adivinho faz parte integrante do quotidiano do povo chinês de Macau. Será muito raro aquele que não tivesse consultado para ouvir “cantar a sina”, pelo menos uma vez na vida. A necessidade de conhecer o futuro, no que diz respeito aos negócios, à vida sentimental e às relações familiares e a forma de remediar os malefícios leva a gente simples a procurar o adivinho, como o doente procura o médico ou o curandeiro.
            O adivinho é sempre um homem grave, não importando a sua estatura ou corpulência, falando uma linguagem escolhida e por vezes bem erudita para impressionar quem o escuta. Lê as linhas da mão e do rosto e outros sinais que chamam a sua atenção. Depois disserta, respondendo às perguntas. Começa sempre por falar no passado e quanto mais acerta, mais ganha confiança e prestígio no cliente.
            Há adivinhos com tanto renome que são procurados pela gente grada e endinheirada, pedindo chorudos honorários, e até se deslocam chamados para Hong Kong, Singapura e Taiwan.
             Nos tempos que já lá vão, sentavam-se nas ruas, principalmente na Rua dos Mercadores e no Largo do Pagode de Hong Kong Mio. Hoje quasi todos têm gabinetes de consulta.”

Dr. Henrique de Senna Fernandes

占卦mandarim pinyin: zhàn guà  lǎo; cantonense jyutping: zim1gwaa3 lou2.
(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/01/noticia-de-1-de-marco-de-1991-filatelia-profissoes-tipicas-i/
(2) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/05/filatelia-profissoes-tipicas-ii