1MAR1991 Carimbo PROFISSÔES TÍPICAS IContinuação das anteriores postagens:  FILATELIA – PROFISSÕES TÍPICAS (1) (2) (3)

1MAR1991 Dados Ténicos portuuês  PROFISSÔES TÍPICASOs Dados Técnicos da emissão: PROFISSÕES TÍPICAS

 1MAR1991 Selo 1.70 Ptcs PROFISSÔES TÍPICASO VENDEDOR DE BONECOS DE FARINHA/
/ /THE FLOUR PUPPETS VENDER

Quando eu era rapazito, gostava de parar diante do vendedor de bonecos de farinha, não só para admirar a sua obra feita, como também para ver como os seus dedos transformavam a pasta de farinha em figuras humanas de variadas cores, em volta duma haste que depois expunha em pé nos buracos próprios da sua caixa mágica.      Naquela altura, as lojas de brinquedos eram poucas e os brinquedos caros. A criançada pobre não podia pensar neles e voltava os seus olhos para os bonecos de farinha, representando heróis da história e das lendas da China, como mais tarde o cinema, a televisão e os livros de banda desenhada vulgarizaram.
Havia de tudo, imperadores, generais, cortezãs célebres, donzelas de folclore, deuses façanhudos, fadas, etc….Expostos em fileira, atraentes pelo jogo das cores, prendiam a criançada que por uma tuta e meia os adquiria.
Havia verdadeiros artistas, mãos delicadas que produziam lindas obras de escultura miniaturais e que se perderam no anonimato, asas de génio que não puderam voar.
Nos tempos que já lá vão, era fácil encontra-los nas proximidades do Mercado de S. Domingos, na Rua dos Mercadores e das Estalagens. Uns desses vendedores estavam permanentemente aos domingos perto da porta da Sé Catedral.
Hoje com a quantidade de bonecos de plástico em miniatura, já ao gosto moderno, os bonecos de farinha começaram a ser desprezados, com excepção dum ou doutro curioso, não conseguindo fascinar como antigamente a gente miúda. Não inflamando jamais a imaginação, estes escultores anónimos desapareceram.

Dr. Henrique de Senna Fernandes

  mandarim pinyin:  niē miàn fěn gōng  zǎi; cantonense jyutping: nip6 min6 fan2 gung1 zai2 –  rolar (com os dedos) bonecos de farinha de trigo.
(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/01/noticia-de-1-de-marco-de-1991-filatelia-profissoes-tipicas-i/
(2) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/05/filatelia-profissoes-tipicas-ii/
(3) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/07/filatelia-profissoes-tipicas-iii/