“6-03-1927 – Ida do cruzador «República» para Xangai.” (1)

O Cruzador República na China - Em Macau“Foi num domingo o dia 5, todavia o República pôde sair na maré seguinte, ou seja ao meio dia do dia 6, levando a bordo sob o comando de um tenente, um destacamento de infantaria constituído por uma sargento e 26 soldados.
A viagem fês-se sem o menor incidente até ao Cabo Aguilar; nessa altura porém começou a formar-se uma neblina, que a breve trecho se transformou num intenso nevoeiro. Fui forçado a reduzir o andamento a 80 rotações e a navegar com todos os cuidados, tanto mais que pelo través de Swatow, um número sem conta de juncos de pesca coalhavam o caminho, fazendo notar a sua presença pelo toque de buzinas, por uma gritaria infernal e por luzes mostradas na ocasião.
Durou o nevoeiro até cêrca da meia noite do dia seguinte quando um enorme paspalhão desfêz repentinamente o nevoeiro, permitindo ver e marcar os faróis da costa.
A pesar do vento muito fresco, dos pesados aguaceiros e de algum mar, mandei andar então às 120 rotações, ao que correspondem 12 milhas de velocidade.
O tempo continua agreste e frio, mas o navio vai seguindo sem novidade, apesar da falta de alojamento enxoto para muitas praças da guarnição e soldados.
No dia 5, comuniquei pelo telégrafo a partida do República ao sr. Cônsul Geral de Portugal em Shanghai.” (2)

Comodoro Guilherme Ivens Ferraz (3)

O Cruzador RepúblicaCruzador República (1920 – 1943) (4)
Ex – HMS Gladiolus (1916-1920) da marinha inglesa

(1) A. H. M. –F.A.C.P. n.º 89 – S-C in SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau Volume 4.
(2) “Recebi pelas 18 horas (dia 5 de Março) do Cônsul Geral de Portugal em Shanghai um telegrama cifrado que queria dizer:

Comodoro Ivens Ferraz –Cruzador – Macau

Parece-me estão finalmente sanadas as dificuldades vinda República cuja presença aqui tenho solicitado há muito tempo. Rogo a V. Ex.ª o favor de comunicar data partida – Cônsul Geral. (3)
(3) FERRAZ, Guilherme Ivens – O Cruzador “República” na China”. Ver referência a este livro em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2013/01/02/leitura-o-cruzador-republica-na-china/
(4) http://www.warshipsww2.eu/shipsplus.php?language=&period=&id=505903