Filme “promocional” de um dos grupos que apareceram em Liverpool, na década de 60, na sequência do êxito de “The Beatles” e do filme “A Hard Day´s Night” – «Gerry and the Pacemakers», um dos grupos do chamado “Merseybeat bands“. Surgido em 1962 o grupo terminou em 1966 embora depois, reformulado por Gerry em 1974 para actuações.
Filme pouco relevante, de 1965, a preto e branco, e apesar de ter sido anunciado como filme musical (Título em Macau: «Filme musical – “THE PACEMAKERS”») é somente um filme com músicas do grupo «Gerry and The Pacemakers”». A canção mais conhecida dá o título do filme “Ferry cross the Mersey”, composto por Gerry Marsden em 1964. Uns dos produtores do filme era o Brian Epstein (manager de “The Beatles” e deste grupo))
Estreado em Macau no dia 19 de Abril de 1966.
O próprio argumento é muito sucinto:
“A história deste filme baseia-se no falado conjunto musical “The PACEMAKERS” formado pelos irmãos Gerry e Fred Maraden” (engano: Gerry e Fred Marsden -baterista, falecido em 2006).
Este conjunto musical adquiriu fama começando por tocar no “CAVERNS CLUB” um dos mais conhecidos e frequentados clubes de Liverpol.
Dodie a namorada de Gerry resolve promover um festival musical cujo fim é escolher e classificar o melhor conjunto de Liverpool.
Após uma “luta renhida entre vários conjuntos os “PACEMAKERS” são detentores da taça”
Gerry Marsden compôs 9 canções para o filme, onde também participa Cilla Black (cantora inglesa conhecida pela canção “You´re My World” – 1964), Jimmy Savile (famoso DJ inglês, na época, mas que posteriormente, após a sua morte em 2011- «julgado como criminoso sexual – abuso sexual de crianças“), George Martin (produtor de “The Beatles”) e alguns conjuntos do Merseybeat.
Trailer do filme em:
https://www.youtube.com/watch?v=k-d0xUXdzoY
http://www.dailymotion.com/video/x45rat_ferry-cross-the-mersey-gerry-the-pa_music
Gerry ficou também celebrizado pela canção “You´ll Never Walk Alone”, canção adoptado posteriormente pelos adeptos do Liverpool para apoiar a equipa nos jogos.
https://www.youtube.com/watch?v=OV5_LQArLa0
NOTA: anos depois (talvez, 1969) vi este filme pela 2.º vez no Teatro ROXY, (1) numa «matiné» (16H00 ???), “por engano”, pois no jornal chinês anunciava “um filme musical com quatro cantores «malucos» de Liverpool” e eu pensei ser o filme “A Hard Day´s Night” de “The Beatles”
BREVEMENTE: “A high Wind in Jamaica”, (1965), filme baseado na novela do mesmo nome, «Tempestade na Jamaica» (uma história de piratas) foi dirigido por Alexander Mackendrick para os estúdios da «20th Century-Fox , com Anthony Quinn, James Coburn, Deborah Baxter, Gert Frobe.http://en.wikipedia.org/wiki/A_High_Wind_in_Jamaica_(film)
Uma nota de curiosidade, em Macau este filme esteve anunciado nos folhetos como BREVEMENTE durante meses, creio que só foi estreado em Agosto de 1966.
Trailer em
http://www.imdb.com/video/screenplay/vi3852928281.
(1) Teatro Roxy, desactivado em 1970-71 e depois o edifício foi demolido; estava na Rua Ribeira do Patane. Era considerado um grande «cine-teatro» com capacidade para 1005 lugares.(Os outros quatros maiores que o «Roxy» eram o «Teatro Nam Van».«Teatro Alegria»(não sei se ainda mantém os 1160 lugares que tinha inicialmente), «Teatro Apollo» e o «Teatro Oriental»). Passava filmes chineses sobretudo de Hong Kong e nas chamadas “matinés“, filmes americanos/ingleses já anteriormente estreados noutros cinemas.