“28-09- 1925 – Regressou a Lisboa o afamado escultor macaense Raul Xavier, autor de numerosas esculturas que embelezam os principais edifícios e lugares públicos do continente, depois de ter servido, durante algum tempo na Repartição das Obras Públicas desta cidade”.GOMES, Luís G. – Efemérides da História de Macau, 1954)
Não consegui obter mais referências a esta estadia do escultor em Macau e por quanto tempo terá trabalho na Repartição das Obras Públicas.
Raul Xavier - FaceAuto-retrato (1)

Esta notícia despertou-me para a pouca relevância que é dada a este escultor (e medalhista) macaense. Muitos com certeza, já passaram pelo Palácio de S. Bento, visto a famosa escadaria da Assembleia da República mas poucos terão parado para admirar os leões da autoria de Raul Xavier.

Raul Xavier - Leão de S. BentoLeão, Palácio de S. Bento (2)

Raul Maria Xavier nasceu em Macau – 23 de Março de 1894 e faleceu em Lisboa – 1 de Janeiro de 1964, é filho de Francisco Xavier da Silva (Pombal/Vila Chã –  Freguesia da Estrela/Lisboa) que foi soldado n.º 63 da Companhia Policial de Macau e de Filomena do Rosário. Foi para Portugal ainda criança. Frequentou a Escola de Belas-Artes de Lisboa, onde foi aluno de Ernesto Condeixa e, mais tarde, de Costa Motta (seu tio), cujo ateliê viria a frequentar, familiarizando-se com a técnica do talhe directo. Interrompeu os estudos académicos para realizar um estágio em Itália (bolseiro do estado português), onde estudou escultura religiosa.
Participou em Salões da SNBA (1ª medalha em 1941), nas Exp. de Artes Plásticas, Grupo Silva Porto (1945-58). Colaborou na Exposição do Mundo Português, 1940 (baixo-relevo Aljubarrota, 1940). Colaborou artisticamente em publicações como a II série da revista «Alma Nova» (1915-1918), iniciada em Faro em 1914.
Nomeado Cavaleiro da Ordem de Santiago de Espada e Comendador da Ordem Equestre de São Silvestre.
Desenvolveu uma obra escultórica de feição clássica, marcada pela serenidade e pela depuração das formas, tendo-se  dedicado especialmente ao retrato em estátuas ou bustos.
De entre os seus melhores trabalhos destaca-se o baixo-relevo representando a Batalha de Aljubarrota e a estátua de São Vicente (exibida na Exposição do Mundo Português, em 1940), a escultura de Santo António (Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa), as alegorias à Ciência e à Arte (Pavilhão dos Desportos, Parque Eduardo VII, Lisboa), a estátua de Vasco da Gama (Aquário Vasco da Gama, Lisboa), a escultura de Nossa Senhora de Fátima (Palácio Nacional de Queluz), os bustos do Coronel Mesquita (Museu Militar, Lisboa), de Camões (Universidade da Califórnia, E.U.A) e de Rafael Bordalo Pinheiro (Museu deste artista, no Campo Grande, em Lisboa), os Leões da Escadaria e a estátua da Prudência (Palácio de S. Bento – Lisboa). (3)

Raul Xavier - Monumento à BatalhaMonumento a Nuno Álvares Pereira (ou Monumento à Batalha , 1959 (4)

Alegoria a D. Nuno Álvares Pereira: Atoleiros, Aljubarrota, Valverde, 1959, Campo de S. Jorge (Leiria)
Este baixo-relevo monumental de inspiração clássica e assinalável depuração formal, é uma das obras mais emblemáticas de Raúl Xavier. O monumento é antecedido de uma plataforma com vários degraus, como se de um pódio se tratasse impondo-se ao espectador como um «friso» monumental concavo, numa alusão à batalha de Aljubarrota (mas também às batalhas dos Atoleiros e de Valverde) travada entre os exércitos português e castelhano, numa exaltação à vitória dos portugueses liderados por D. Nuno Álvares Pereira (1)

Raul Xavier - S. VicenteS. Vicente – Escultura de Raul Xavier e Luis Xavier (1949-1967) (5)

Raul Xavier - PrudênciaEstátua da Prudência no Palácio de S. Bento (1939) (6)

(1) http://www.geni.com/people/Raul-Xavier/6000000024128103125
(2) https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raul_Xavier_Le%C3%A3o_Pal%C3%A1cio_de_S_Bento.jpg
(3) Dados recolhidos de
https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Xavier
http://pagfam.geneall.net/1116/pessoas.php?id=1015636
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7883/4/ULFBA_TES%20324_3.pdf
(4) https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Xavier#/media/File:Raul_Xavier_Alegoria_a_D._Nuno_%C3%81lvares_Pereira_IMG_8793.JPG
(5) http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/s-vicente
(6)
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pal%C3%A1cio_de_S%C3%A3o_Bento_-_A_%22Prud%C3%AAncia%22.jpg
NOTA: O Museu Municipal Santos Rocha na Figueira da Foz, possuiu uma centena de trabalhos (escultura e medalhística)  de sua autoria, doados entre as décadas de 50 e 60 pelo próprio e pelos seus familiares e amigos.