MAPA CHINÊS 1787

Imagem digitalizada (1) do “Qi shebg yan hai tu” (título no Idioma Original 七省沿海圖), mapa chinês entre 1787 a 1820 (orientado com o norte para a direita), mapa manuscrito colorido, pictórico da costa da China.

Também conhecido como: “Wan li hai fang tu

“Este mapa da costa da China é um dos vários mapas da Biblioteca do Congresso. O mapa é similar, em conteúdo e forma, aos seis mapas em Hai quo wen jian lu (Relatos de testemunhas das regiões costeiras) de Chen Luntong, feito em 1730. A nomenclatura usada em vários nomes de lugares e outros detalhes, sugere que este mapa seja datado de 1787 – 1820. Um texto introdutório afirma que ele foi compilado no interesse da defesa costeira. O mapa de pergaminho contém centenas de nomes de lugares e deve ser lido da direita para a esquerda. Notas intercaladas com intervalos irregulares nas rotas e roteiros marítimos. As distâncias são dadas em Li, uma medida que mudou de comprimento ao longo do tempo. A qualidade da caligrafia e da cartografia sugere que o mapa tenha sido feito para o imperador” (2)

Deste mapa, o detalhe referente a Macau, retirado de (2),

 MAPA CHINÊS 1787 - MACAUmostra a foz de Zhu Jiang (Rio Pérola) (3), a área de Macau, a muralha e a Ilha Verde (青洲)

O texto relata: “A região costeira de Xing Hui e Hu Men na província de Cantão consiste em um importante ponto estratégico, ao qual deve ser dada atenção suficiente à sua defesa. Esta região é fortemente infestada de foras da lei no interior do rio e piratas no mar que possuem livre acesso de navegação. Ela também compartilha uma fronteira com Macau, onde barcos e navios estrangeiros visitam frequentemente. Estes navios estrangeiros devem ser sempre vigiados. Macau é o mais antigo assentamento europeu na Ásia, criado em 1557 pelos Portugueses, que na época dominavam o comércio europeu com a Ásia.” (2)

(1) Retirado de “Library of Congress Geography and Map Division Washington, D. C.”: http://memory.loc.gov/cgibin/query/h?ammem/gmd:@field(NUMBER+@band(g7822c+ct000747
(2) Retirado de “Biblioteca Digital Mundial”:http://www.wdl.org/pt/item/314/
(3) 珠江 (mandarim pinyin: zhu jiang; cantonense jyutping: zyu1 gong1)