Estas fotos foram retiradas do Anuário de Macau, 1938 (1), e referem-se à inauguração da carreira aérea Macau- S. Francisco de Califórnia. A data da inauguração terá sido 28 de Abril de 1937. As informações recolhidas, confirmam essa data:
 —– “Em 1936, a Pan American Airways abriu um escritório e ainda um posto meteorológico e de radar na Colina da Penha em Macau. O seu primeiro voo transpacífico, num avião chamado “Hong Kong Clipper”, fez paragem em Macau a 28 de Abril de 1937. Aterrou às 10 horas da manhã, com malas postais e, pela primeira vez na sua história, os habitantes de Macau puderam enviar o seu correio via aérea.” (2)
—– No site de compras ebay (3) “1937 Macau First Flight Cover Clipper San Francisco“, encontra-se um envelope ilustrado como uma imagem “Primeiro Vôo P A A MACAU – U.S.A.” e embora não seja bem visível o carimbo sobre o selo, parece ter a data de 28 Abril de 1937.
—– A mesma data é apontado em (4)
“The Martin M130 flying boat China Clipper left San Francisco on 21 April. The route from the US to Manila was via Hawaii, Midway Island, Wake Island and Guam. At Manila, mail was transferred to the Sikorsky S42B flying boat Hong Kong Clipper and flown to Macau on 28 April. The flying boat only waited for an hour in Macau before flying to Hong Kong which was reached half an hour later.”

O Governador de Macau era  Artur Tamagnini de Sousa Barbosa (Macau 1880- Macau1940) e estava no seu terceiro mandato (11 de Abril de 1937 a 1940) como Governador.
” O seu terceiro mandato foi muito mais difícil de desempenhar do que os outros dois porque, neste último mandato, ele teve que preparar Macau para enfrentar a Segunda Guerra Mundial e negociar com os japoneses para que estes respeitassem a neutralidade desta pequena colónia portuguesa. Este seu difícil trabalho foi depois transferido para Gabriel Maurício Teixeira, Governador de Macau entre 1940 a 1947 (5)
Recorda-se que em 12 Dezembro de 1937 no  Rio Yangtze (長江 , pinyin: Cháng Jiāng) , Nanking (hoje, Nánjīng, 南京, ), aviadores japoneses atacaram e afundaram o “U.S.S.Panay”. O Governo japonês alegou na altura, ter sido um acidente “não viram a bandeira americana pintada na proa do  navio”. Os japoneses invadiram a China no verão de 1937 (segunda guerra sino-japonesa) capturaram a cidade de Nanking em 13 Dezembro de 1937, e nos dias seguintes, deu-se o chamado “massacre de Nanking” (6) (7)
O ” aéreo porto”  de Macau ficava nos aterros do  Porto Exterior,  no sopé da colina da Guia. Nesta foto, no topo, o Farol da Guia,  distinguindo-se mais abaixo, as curvas da Estrada de Cacilhas (à direita da foto, nessa estrada, a casa do “alferes Luís”).
(1) Anuário de Macau, 1938, 7.º ano de publicação. Repartição Central dos Serviços Económicos, Colónia de Macau, 480 p + anexos (40 Anúncios + XVII Índice Alfabético+  LXII Comerciantes, Industrias e Profissionais).
NOTA: Conforme explicação, de  Pedro José Lobo (Chefe  dos Serviços  Económicos), em 6 de Junho de 1938, o “DIRECTÓRIO DE MACAU”, iniciado em 1932, passou a designar-se, nesse ano, o nome de “ANUÁRIO DE MACAU”
(2) http://macao.communications.museum/por/exhibition/firstfloor/moreinfo/1_5_1_SamoaClipper. html
(3 http://www.ebay.com/itm/1937-Macau-First-Flight-Cover-Clipper-San-Francisco-/250797013303
(4) http://www.nzstamps.org.uk/air/panam/macau.html
(5) http://pt.wikipedia.org/wiki/Artur_Tamagnini_de_Sousa_Barbosa
(6) http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Panay_incident 
(7) http://en.wikipedia.org/wiki/Nanking_massacre
Para os interessados neste assunto, além dos referenciados, poderão ainda consultar:
http://macauantigo.blogspot.com/2010/04/china-clipper-flying-boat.html
http://macauantigo.blogspot.com/2010/06/pan-am-clipper-first-flight-1937.html
http://gracephil.com/Pacific-Clipper-covers/clippers-macau.html