Archives for posts with tag: Porta do Cerco

Retirado (disponível na net) em:
The Directory & Chronicle for China, Japan, Corea, Indo-China, Straits … , 1904, p. 492

Outro artigo publicado no Boletim Geral das Colónias de 1950, (1) referente à acção da Repartição de Obras Públicas no ano de 1949, com inclusão de três imagens.

A nova Avenida Ouvidor Arriaga
Outro aspecto da Avenida Ouvidor Arriaga
O novo troço da Rua da Praia Grande

(1) Disponível na net
http://memoria-africa.ua.pt/Library/BGC.aspx

Mais dois ”slides” digitalizados da colecção “MACAU COLOR SLIDES – KODAK EASTMAN COLOR)”comprados na década de 60 (século XX), se não me engano, na Foto PRINCESA (1)

Palácio do Governo
Porta do Cerco

(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/decada-de-60-seculo-xx/

Artigo de C. A. publicado no jornal «A Pátria» (Macau) (1) no dia 16 de Março de 1928 e republicado no «Boletim Geral das Colónias», em Julho desse ano, sobre a Estrada Macau – Seac Kei (2)
NOTA: Um «li» corresponde a 567 m. ou seja 2/3 da milha
(1) “01-12-1925 – A Pátria, jornal diário de Macau, segue desde esta data até 30-VI-1926, com 835 números.” ( SILVA, Beatriz Basto da –  Cronologia da História de Macau, Volume 4, 1997).
Deverá ter havido erro tipográfico: a data de encerramento, não pode ter sido em 1926, pois 835 números, sendo jornal diário, daria até Abril de 1928, o que confirma a data do presente artigo – 16 de Março de 1928.
(2) A Estrada Macau –Seac Kei foi inaugurada no dia 18 de Março de 1928. Ver este acontecimento em anterior referência:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/03/18/noticia-de-18-de-marco-de-1928-a-nova-estrada-macau-seak-kei/

bgc-vii-81-mar1932-novos-melhoramentos-ibgc-vii-81-mar1932-novos-melhoramentos-iiRetirado do B. G. C., 1932.

Para ilustrar a descrição dos locais de interesse turístico de Macau nomeadamente dos templos chineses, no folheto turístico de 1928 (1) o autor apresenta a fotografia do Templo de Á-Má (Má Kok Miu – 媽閣廟 ) (2) com a seguinte nota:
a-vistors-handbook-to-romantic-macao-temple-of-a-maTHE CHINESE TEMPLES – The visitor to Macao is struck with the number of Chinese temples of Macao. Of modest proportions and not comparable with the elegante pagodas in other parts of China, the temples at Macao are, nevertheless, interesting to visitors and well worth visiting. Principall among these is the Ma Ko Temple at Barra, dedicated by Chinese seamen to their deity, A-Ma, the patroness of the “men who go down to the sea in ships”. This temple is of great antiquity. Other temples and shrines on the outskirts of the city, and some even inside the city itself, are all old, and have associated with the legends and fables.That of Lin Fung (3)  not far from the Barrier Gate, is noted for thestone on which an emblem was carved to commemorate the establishment of the sovereignty of Macao by Governor Ferreira do Amaral in 1848.
(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2017/01/24/leitura-folheto-turistico-de-1928-a-visitors-handbook-to-romantic-macao/
(2) https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/templo-de-a-ma-ou-da-barra/
(3) Templo Lin Fong – Templo de Lotus – 蓮峯廟

O Boletim de Província de Macau e Timor de 1868, trazia esta notícia sobre as obras públicas decorrentes, nesse ano, na zona do Patane, no campal da “Porta do Cerco” e na Rampa dos Artilheiros e ainda uma informação sobre o relógio da Torre de Santo Agostinho.
boletim-da-provincia-de-macau-e-timor-1868-xiv-2-obras-publicasboletim-da-provincia-de-macau-e-timor-1868-xiv-2-obras-publicas-ii