Os alunos das escolas de Macau participaram activamente nas comemorações do IV Centenário da Publicação de «Os Lusíadas» que se desenrolaram através do corrente ano de 1972.
Além das representações traduzidas em academias músico-literárias e exibições de atletismo em que foram as principais figuras, devem salientar-se os concursos literários e artísticos em que evidenciaram a sua cultura e a sua arte.
Para premiar os que revelaram maior capacidade, realizou-se, no dia 15 de Dezembro de 1972, no Ginásio da Escola Comercial «Pedro Nolasco», uma interessante sessão de distribuição de prémios, tendo sido entregues os 1.º, 2.º e 3.º prémios e menções honrosas aos alunos que os mereceram no concurso aos jogos florais e ao concurso de painéis. O tema foi a figura e a obra de Camões.
A numerosa assistência
Assistiram à sessão o Governador e Exma Esposa, vendo-se nas primeiras filas as mais destacadas individualidades da vida oficial da Província
O Dr. Túlio Lopes Tomás, chefe dos Serviços de Educação, procede à abertura da Sessão, explicando as razões da mesma.
Uma pequena vencedora do concurso de poesia, recita, com muito desembaraço a sua composição, que lhe mereceu uma prolongada salva de palmas.
Fotos e texto extraídos de «MBIT», VIII, 9/10 de NOV/DEZ, 1972, p. 34