Com iniciativa conjunta do Leal Senado e Direcção dos Serviços de Saúde (Serviço de Psiquiatria), decorreu diariamente com o título “PSIQUIATRIA EM MACAU PERSPECTIVA PARA A COMUNIDADE “ de 29 de Novembro a 3 de Dezembro, no Pavilhão do Jardim de Lou Lim Iok, uma exposição (apresentação de diaporamas) e funcionamento de “ateliers” com a participação activa de doentes, versando a problemática de saúde mental.
No verso do poster encontram-se fotos das actividades desenvolvidas (a publicar em posterior postagem) e uma descrição (em português e chinês) de:
I – Introdução à exposição.
“Tendo as recomendações da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE” como orientação, introduziram-se nos últimos anos no Serviço de Psiquiatria do Hospital S. Januário, modificações no seu modo de funcionamento tendo como objectivos, através de um trabalho em equipa integrando conhecimentos de áreas afins, de acordo com o modelo “bio-psico-social”, criara condições para a realização de um tipo de intervenção terapêutica voltada para a desinstitucionalização e reinserção socio-familiar das pessoas com alterações mentais. Pretende-se com esta iniciativa a divulgação junto da comunidade daquilo que têm sido essas mudanças. …”
II – Recomendações da OMS para a área saúde mental.
III – O Serviço de Psiquiatria (composição; consulta externa; enfermaria de doentes agudos; enfermaria de doentes crónicos (Unidade de Psiquiatria da Taipa); pessoal e funcionamento.
IV- O Serviço Social em psiquiatria