Da leitura das crónicas de Henrique de Senna Fernandes, extraí o seguinte apontamento sobre o desporto do ano de 1928, nomeadamente da corrida de bicicletas, no dia 11 de Novembro de 1928, em comemoração do Dia do Armistício. (1)
“A segunda corrida de 100 Quilómetros realizar-se-ia, em comemoração do Dia do Armistício, em 11 de Novembro, com catorze ciclistas, e o azar continuou a perseguir Júlio Bento. Indo à frente, em boa forma e confiante, teve um acidente que o obrigou novamente a desistir, precisamente em Ku-Oc, seu lugar fatídico. Ganhou desta vez Manuel Rodrigues e a seguir Manuel Dias Correia e calcule-se o regozijo e os aplausos de toda a tropa da Guarnição, aclamando-os à chegada ao Palácio da Praia Grande.
Nunca mais houve oportunidade de se repetirem tais corridas que muito contribuíram para as boas relações entre Macau e a “terra-china”, dando as autoridades vizinhas toda a colaboração e facilidades para a concretização dos dois eventos.”
(1) Ver anterior crónica em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2021/10/05/noticia-de-5-de-outubro-de-1928-corrida-de-bicicletas-i-comemoracao-do-dia-da-republica/