NOTA INTRODUTÓRIA: retomo, ao fim de quatro dias sem “postar” , simplesmente (e felizmente) por motivos técnicos – sem acesso á rede internet. Agradeço aos que detectaram essa interrupção e me desejaram rápidas melhoras. Para compensar irei colocar duas postagens por dia recuperando as postagens prontas para os dias faltosos.

 Notícia de 6 de Novembro de 1917, dava conta do desaparecimento do vapor «Hitachi-Maru» que transportava passageiros portugueses para Moçambique (1)

Não consegui mais informações sobre o número de passageiros portugueses. Sabe-se que 5 tripulantes que trabalhavam como oficiais no navio, eram portugueses. Desconheço o destino destes portugueses.

Quando o vapor “Hitachi Maru” não chegou ao seu destino, o governo japonês deu-o como desaparecido, e em Outubro de 1917, o cruzador da armada imperial japonês Tsuhima e o cruzador francês D´Estreess ainda fizeram buscas á procura do barco e ou sobreviventes tendo finalmente concluído que deveria ter-se afundado.

No entanto a história do navio foi diferente: estava-se na “ I Guerra Mundial”, o navio estava armado com um só canhão de 10.5 cm no convés para defesa. Quando em 26 de Setembro de 1917 navegava ao sul das ilhas Maldivas, avistou o navio alemão «SMS Wolf’s Wolfchen (Wolf IV)». O capitão Tominaga ao ter conhecimento da identidade do navio e ignorando os tiros de aviso deste para parar, preparou-se para abrir fogo mas o navio alemão mais rápido atingiu-o com 4 tiros matando 14 membros japoneses mortos e seis feridos 14 e após curta batalha entre os dois navios o capitão Tomonaga rendeu-se. Os restantes tripulantes (oficiais entre eles cinco portugueses, marinheiros japoneses e empregados chineses)) e passageiros (entre eles Frederic Trayers e esposa) foram considerados prisioneiros de guerra. Depois da sua captura o comandante Tomonaga suicidou-se. Depois da rendição, os dois barcos foram para o Atol Suvadiva onde a carga toda do navio chinês (carvão, seda, cobre e provisões alimentares) foram transferidos para o navio alemão. Em 7 de Novembro de 1917, o navio japonês foi afundado pelos alemães com cargas explosivas, entre as ilhas do atol de Cargados/Carajos. (2)

Características do navio Hitachi Maru – construído em 1906 pela empresa: “Nippon Yusen Kaisha – NYK, Tokyo”, para uso de transporte de passageiros e carga, comandado pelo capitão Tomonaga; 6557 toneladas; dimensões 135,6 x 15,8 x 10,2 m; potência 5475 i.h.p.; velocidade: 15 nós; afundado em 16-11-1917.

(1) Processo n.º 517 -Série P. in Arquivos de Macau – Boletim do Arquivo Histórico de Macau – Tomo I Janeiro/Junho de 1985, p. 258.

(2) Notícia no jornal neozelandês “THE EVENING- POST, Saturday, March 2. 1918,  p. 8” com o título:  “SOUTH SEAS PIRATE CRUISE OP THE WOLF RESISTANCE BY JAPANESE”

THE EVENING- POST, Saturday, March 2. 1918,  p. 8

“Further details “obtained from the Igotz Mendi prisoners show that after the Wairuna was captured, the Wolf cruised for weeks hunting between the Kermadecs and Australia, capturing and sinking a number of vessels. The raider seized a benzine schooner off the coast of New Guinea, replenishing her sea- planes’ stores. The capture of the Matunga gave great quantities of food. The Wolf then went towards Java, laying a train of mines. She encountered and attacked the Hitachi Maru, carrying a cargo of copper and rubber, valued at nearly three millions sterling. The Japanese vessel fought the raider, but unfortunately lost twelve seamen before she surrendered.” https://paperspast.natlib.govt.nz/imageserver/newspapers/P29pZD1FUDE5MTgwMzAyJmdldHBkZj10cnVl

(3) Jean Lettens (06-02-2012) https://www.wrecksite.eu/wreck.aspx?172414