NOTA INTRODUTÓRIA: retomo, ao fim de quatro dias sem “postar” , simplesmente (e felizmente) por motivos técnicos – sem acesso á rede internet. Agradeço aos que detectaram essa interrupção e me desejaram rápidas melhoras. Para compensar irei colocar duas postagens por dia recuperando as postagens prontas para os dias faltosos.
Notícia de 6 de Novembro de 1917, dava conta do desaparecimento do vapor «Hitachi-Maru» que transportava passageiros portugueses para Moçambique (1)
Não consegui mais informações sobre o número de passageiros portugueses. Sabe-se que 5 tripulantes que trabalhavam como oficiais no navio, eram portugueses. Desconheço o destino destes portugueses.
Quando o vapor “Hitachi Maru” não chegou ao seu destino, o governo japonês deu-o como desaparecido, e em Outubro de 1917, o cruzador da armada imperial japonês Tsuhima e o cruzador francês D´Estreess ainda fizeram buscas á procura do barco e ou sobreviventes tendo finalmente concluído que deveria ter-se afundado.
No entanto a história do navio foi diferente: estava-se na “ I Guerra Mundial”, o navio estava armado com um só canhão de 10.5 cm no convés para defesa. Quando em 26 de Setembro de 1917 navegava ao sul das ilhas Maldivas, avistou o navio alemão «SMS Wolf’s Wolfchen (Wolf IV)». O capitão Tominaga ao ter conhecimento da identidade do navio e ignorando os tiros de aviso deste para parar, preparou-se para abrir fogo mas o navio alemão mais rápido atingiu-o com 4 tiros matando 14 membros japoneses mortos e seis feridos 14 e após curta batalha entre os dois navios o capitão Tomonaga rendeu-se. Os restantes tripulantes (oficiais entre eles cinco portugueses, marinheiros japoneses e empregados chineses)) e passageiros (entre eles Frederic Trayers e esposa) foram considerados prisioneiros de guerra. Depois da sua captura o comandante Tomonaga suicidou-se. Depois da rendição, os dois barcos foram para o Atol Suvadiva onde a carga toda do navio chinês (carvão, seda, cobre e provisões alimentares) foram transferidos para o navio alemão. Em 7 de Novembro de 1917, o navio japonês foi afundado pelos alemães com cargas explosivas, entre as ilhas do atol de Cargados/Carajos. (2)
Características do navio Hitachi Maru – construído em 1906 pela empresa: “Nippon Yusen Kaisha – NYK, Tokyo”, para uso de transporte de passageiros e carga, comandado pelo capitão Tomonaga; 6557 toneladas; dimensões 135,6 x 15,8 x 10,2 m; potência 5475 i.h.p.; velocidade: 15 nós; afundado em 16-11-1917.
(1) Processo n.º 517 -Série P. in Arquivos de Macau – Boletim do Arquivo Histórico de Macau – Tomo I Janeiro/Junho de 1985, p. 258.
(2) Notícia no jornal neozelandês “THE EVENING- POST, Saturday, March 2. 1918, p. 8” com o título: “SOUTH SEAS PIRATE CRUISE OP THE WOLF RESISTANCE BY JAPANESE”
“Further details “obtained from the Igotz Mendi prisoners show that after the Wairuna was captured, the Wolf cruised for weeks hunting between the Kermadecs and Australia, capturing and sinking a number of vessels. The raider seized a benzine schooner off the coast of New Guinea, replenishing her sea- planes’ stores. The capture of the Matunga gave great quantities of food. The Wolf then went towards Java, laying a train of mines. She encountered and attacked the Hitachi Maru, carrying a cargo of copper and rubber, valued at nearly three millions sterling. The Japanese vessel fought the raider, but unfortunately lost twelve seamen before she surrendered.” https://paperspast.natlib.govt.nz/imageserver/newspapers/P29pZD1FUDE5MTgwMzAyJmdldHBkZj10cnVl
(3) Jean Lettens (06-02-2012) https://www.wrecksite.eu/wreck.aspx?172414