Um bilhete da 1.ª classe do Teatro Império ($1.40 patacas) n.º 000665, para a sessão das 14.30 horas – do filme “Circus World”

“Circus World” é um filme norte-americano de 1964, do gênero drama, dirigido por Henry Hathaway com os actores, John Wayne, Claudia Cardinale e Rita Hayworth. O argumento foi desenvolvido por Ben Hecht (o seu derradeiro para o cinema), James Edward Grant, Julian Zimet,  a partir de uma história de Nicholas Ray e Bernard Gordon (assinou como Philip Yordan, pois estava na Lista Negra de Hollywood e, portanto, não podia assumir nenhum trabalho). O filme estava para ser dirigido por Nicholas Ray mas este sofreu um ataque cardíaco durante as filmagens de “55 Days at Peking”, em 1963. Foi substituído por Frank Capara mas este abandonou o trabalho por desavenças no argumento com James Edward Grant e o actor John Wayne. Por fim foi director, Henry Hathaway.

Verso do bilhete de cinema

O produtor Samuel Bronston construiu um estúdio na Espanha no início dos anos 1960 onde produziu as superproduções americanas, das quais a primeira foi “King of Kings” e a última, “Circus World” (entre eles o falhanço comercial de 1964, “The Fall of the Roman Empire”). O filme foi rodado pelo processo “Super Technirama 70”, de Setembro de 1963 a Fevereiro de 1964, e lançado em Cinerama nos cinemas onde isso era possível. Em Macau não foi possível por isso foi em Tecnicolor. A canção “Circus World” de Dimitri Tiomkin (música) e Ned Washington (letra) ganhou o “Globo de Ouro” para melhor canção

 (1) https://en.wikipedia.org/wiki/Circus_World_(film)

Trailers: https://www.youtube.com/watch?v=bJHUHa_AUbo https://www.youtube.com/watch?v=CxoB4mPEJLY