No mês de Fevereiro,de 1952,  a selecção do soft-ball de Macau visitou Hong Kong, onde saiu vitoriosa em dois encontros disputados.

A selecção de soft-ball de Macau que prestigiou em Hong Kong o desporto local

Dessa colónia vizinha veio a Macau  também no mês de Fevereiro de 1952, uma equipa de hóquei em campo composto de estudantes do Colégio Kadouri (1) que defrontou a equipa de juniores do Hockey Club de Macau, no campo de Tap Seac.

A equipa do Colégio Kodouri  que foi derrotada por 0 a 1 num encontro com a equipa de juniores do Hockey Club de Macau

Informações e foto recolhidas de «Mosaico», IV-19 e 20, 1952.
(1) O Colégio “Kadoorie” (hoje “King´s College”) foi fundado por Sir Ellis Kadoorie (1865 – 1922), judeu, negociante e filantropo, membro da família Kadoorie (2) originária de Bagdad (Iraque) com grandes negócios no Médio Oriente, Índia e China e  Hong Kong. (3)
O Colégio foi fundado em 1891 com o nome de ‘The Ellis Kadoorie School for Indians’, a primeira escola em Hong Kong  onde o “hindi” e o “urdu” foram incluídas no curriculum escolar. Durante a II Grande Guerra esteve fechada e  reabriu em 1946 com ensino em inglês e chinês. Em 1960. o nome foi alterado para “Sir Ellis Kadoorie School”
Actualmente permanece no local original a secção “Sir Ellis Kadoorie Primary School”, construída em 1980 e a secção “Sir Ellis Kadoorie Secondary a School” mudou.se para Oeste de Kowloon em 2000.
(2) Um dos membros da família, Lawrence Kadoorie, (1899-1993) também industrial, hoteleiro e filantropo em Hong Kong, foi o que contribuiu para terminar a construção da Sinagoga Kadoorie dos Anusim/Marranos (4)  da cidade do Porto (Portugal) mais conhecida como a Sinagoga do Porto /Museu Judaico do Porto na Rua Guerra Junqueiro em 1929 e inaugurada em 1938 ( a maior sinagoga da Península Ibérica e Sudoeste Europeu)
https://en.wikipedia.org/wiki/Kadoorie_family

Sinagoga do Porto /Museu Judaico do Porto

(3) https://en.wikipedia.org/wiki/Ellis_Kadoorie
(4) História dos Marranos – judeus que viviam na Península Ibérica e que foram convertidos (ou forçados a converterem) ao Cristianismo durante a Idade Média, em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marrano