Continuação das postagens: “MACAU RETROSPECTIVA I”, “II”, “III” e “IV”(1), nomeadamente na apresentação do quarto postal, último dos quatro emitidos com o mesma tema,
As referências iconográficas são da autoria de Luís Sá da Cunha e foram extraídas do documento dos CTT explicativo da emissão (pagela).
QUADRO IV – POSTAL – SELO DE 3.50 patacas
DE LONGE, PARA O FUTURO
“Olha-se hoje, para Macau, com o sentimento de uma justiça histórica: Macau acompanha, neste virar do milénio, o ritmo de progresso que caracteriz a era da globalização, por que Macau clamou no seu passado.
Macau é simbiose convivente das memórias e patrimónios do passado com as expressões materiais da modernidade, projectando-se ao futuro.
A nova urbe, arquitectada no risco da política dos últimos dez anos, o monumento jurídico, e o seu regime de direitos e liberdades, as inovações e absorção de padrões internacionais – fazem de Macau a Metrópole moderna, onde pulsam os mais fortes ritmos do presente e a mesma, constante, vocação de operação de sínteses culturais, da abertura ao mundo e de construção da civilização da universalidade.
Pioneira da unidade do Mundo, Macau está bem, por direito, num mundo de “aldeia global”, modelo que antecipou no tempo e no espaço reais da História dos homens.”
Verso do postal – BP- MACAU – 87
1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2018/12/19/noticia-de-19-de-dezembro-de-1999-filatelia-macau-retrospectiva-i/
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2019/01/09/postal-i-filatelia-macau-retrospectiva-ii/
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2019/01/12/postais-ii-filatelia-macau-retrospectiva-iii/
[…] https://nenotavaiconta.wordpress.com/2019/01/15/postais-iii-filatelia-macau-retrospectiva-iv/21 https://nenotavaiconta.wordpress.com/2019/02/01/postais-iv-filatelia-macau-retrospectiva-v/ (2) Portaria n.º 387/99/M de 25 de […]