Programa para o cinema “Capitol” para os dias 28 a 30 de Novembro de 1952, o emocionante filme “The Real Glory” (“A Verdadeira Glória”), com sessões às 14.30, 19.30 e 21.30.

Impresso na Tipografia Soi Sang

Produção “Samuel Goldwyn Productions” para a “United Artists” (embora neste folheto surja o emblema de “RKO Radio”), no ano de 1939, e direcção de Henry Hathaway, filmado em estúdios (“Samuel Goldwyn Studios” – Hollywood e na represa/reservatório da Califórnia) apesar do enredo do filme estar situado nas Filipinas. (1)
Com os actores Gary Cooper, (2) David Niven e Boderick Crawford.
(1) O filme enquadrado no protótipo do filme colonialista ou lutas coloniais (como o outro filme de H. Hathaway, de 1933, “The Lives of a Bengal Lancer”– “Lanceiros da Índia”, também com Gary Cooper), estreou-se nos EUA nas semanas após a invasão da Polónia pelos alemães. Baseado numa novela de Charles L. Clifford de 1937, sobre a rebelião dos “Moros” (uma das etnias das Filipinas) durante a ocupação das Filipinas pelos Americanos (após a guerra entre a Espanha e a América). Como os “Moros” foram aliados dos EUA na Segunda Guerra Mundial contra os japoneses, o filme foi “proibido“ pela distribuidora americana da sua exibição mundial em 1942.
Actualmente mantém-se o conflito dos “Moros” islâmicos com o Governo filipino na Ilha de Mindanao.
(2) Para quem viu o filme, lembrar-se-á á da luta entre Gary Cooper e o malvado Datu encarnado por Vladimir Sokoloff.
Próximo filme, outro “emocionante filme” com produção (uma das melhores películas) da “Republic Pictures”, de 1940, do género “cowboys”
Dark Commnand” (“Comando Negro”) com John Wayne, Walter Pidgeon, Roy Rogers (chamado o rei dos “cowboys”), Claire Trevor. Dirigido por Raoul Walsh
O filme recebeu duas indicações ao Oscar.