A comitiva macaense de hóquei em campo teve no dia 29 de Abril de 1972, uma recepção singela mas amistosa no aeroporto internacional de Haneda, estando presente o sr. Sakae Kubota (secretário-geral da Associação Japonesa de Hóquei em Campo – A. J. H. C.) que apresentou cumprimentos à nossa embaixada desportiva, em nome o presidente daquela Federação. Além do secretário-geral da A.J.H.C. estiveram no aeroporto: Kotara Miyamoto, secretário da A.J.H.C.; Kughiwara, treinador da equipa nacional japonesa; Shigeki Motoyama e Toshikazu Takei, (1) representantes da Universidade de Keio.
Os jogadores de hóquei em campo da Universidade de Keio também se deslocaram ao aeroporto para receber a equipa macaense.

Jogadores da equipa da Universidade de Keio num jantar que estes ofereceram à caravana macaense no restaurante «Suehiro» de Ginza.

Do aeroporto a comitiva seguiu de autocarro (posto à disposição por conta da A. J. H.C.) para o hotel «Takanawa». No dia 28 de Abril realizou-se o primeiro treino, às 8,30 horas constituído de ginástica e corridas e à tarde fez-se mais um pequeno treino. No dia 29 de Abril (feriado nacional no Japão por ser dia o dia de aniversário do então Imperador), efectuou-se o primeiro encontro em terra nipónica. Saída às 6.30 horas para apanhar o comboio expresso para Osaka e daí de autocarro para o campo de Hagaromo (tudo cerca de 5 horas)..
O jogo começou às 14,05 horas, no campo de terra batida debaixo de um sol escaldante.
A constituição das equipas foi a seguinte:
MACAU: Ribeiro, Jorge Silva, Sousa, Assis Silva, Santos Ferreira, F. Cordeiro, Badaraco, Jeremias, Jesus, Ritchie e A. Fernandes.
OSAKA: T. Shirai, T. Kobayashi, F. Moricava, T. Moricava, S. Kaoku, H. Ebicai, K. Takizawa (capitão), H. Ushinohama, J. Sekia, Io H. Watanabe e Y. Takiushi.
A selecção de Macau ganhou por 4-3 à selecção de Osaka. Golos de José dos Santos Ferreira Jr. (de penalti), Eduardo de Jesus e Badaraco na primeira parte (3-1) e Eduardo de Jesus no início da segunda parte (4-3).
NOTA: Informações do diário de Henrique José Manhão Jr. que relatou esta digressão para o bissemanário católico «O Clarim», reproduzido depois no Boletim de Informação e Turismo.
Anteriores referências deste diário em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/05/06/noticia-de-6-de-maio-de-1972-o-primeiro-portugal-japao-em-hoquei-em-campo/
(1) Toshikazu Takei esteve em Macau em 1961, aquando da visita da equipa de hóquei em campo da Universidade de Keio. Uma outra equipa da mesma Universidade esteve em Macau em 1964.