A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou neste ano de  2018, o filme “The Shape of Water” – “A Forma da Água” como o melhor filme do ano. Neste filme, supostamente passado nos primeiros anos da década de 60 (século XX), os protagonistas Elisa Esposito (Sally Hawkins) e Giles (Richard Jenkins) moravam em apartamentos situados em cima de um cinema que tinha em exibição dois filmes, “The Story of Ruth” de 1960“ (1) e o musical  “Mardi Gras”de 1958.
É precisamente deste último filme “MARDI GRAS”, (2) o folheto de cinema que apresento hoje, estreado no Teatro Apollo no dia 6 de Março de 1959.
Há um erro na parte inicial do “Argumento”: na apresentação dos nomes dos cadetes do Instituto Militar da Virgínia, há uma repetição “Tommy Sands”. O correcto será: Pat Boone (Paul Neweell) Tommy Sands (Barry Denton), Gary Crosby – filho de Bing Crosby (Tony Collins) e Dick Sargent (Dick Sagion).
Filme norte-americano de 1958, do género musical, dirigido por Edmund Goulding (0 último filme deste director) com os actores Pat Boone, Christine Carère, Tommy Sands e Sheree North.
É um filme “promocional” do cantor Pat Boone (3), mas quem sobressai do filme é a actriz (e cantora ) Sheree North. (4).
O compositor Lionel Newman foi indicado para o Óscar de melhor trilha sonora por este filme musical, no entanto quem ganhou foi André Previn pelo filme “Gigi”.
“ Trailers” do filme:
http://www.dailymotion.com/video/x6dxe8y 
https://www.youtube.com/watch?v=8c0qDV6vmqs
https://www.youtube.com/watch?v=-yHANo_axSs
(1) “The Story of Ruth”  é um filme americano de 1960, dirigido por Henry Koster, com os actores: Stuart Whitman e Elana Eden. O filme relata a história bíblica de Rute, a bisavó do rei David.
(2) Mardi Gras – terça feira Gorda ou terceira feira de Entrudo – último dia de carnaval.
O mais famoso “Mardi Gras”  é o Carnaval de Nova Orleães. No folheto

“It´s New Orleans favorite festival of fun! “

(3) Os estúdios americanos nessa época (década de 50-séc. XX) “criaram” uma rivalidade entre Elvis Presley e Pat Boone (1934), cantores muitos apreciados pelos fãs, tornando-os actores. Enquanto Elvis era citado como um rebelde, “rockqueiro”, Pat Boone era apresentado “bem comportado”, com canções de estilo romântico, como neste filme. Outros filmes musicais populares deste actor “Bernardine” de 1957; e“April Love” de 1957.
Em Macau, também havia torcedores pelos dois artistas, os mais “novos” adolescentes eram mais adeptos de Elvis e mais “velhos” e os “trintões” apreciavam o Pat Boone. Lembro-me vagamente ter visto este fllme nessa altura embora não tovesse ainda 12 anos ( o espectáculo era para maiores de 12 anos).
(4)  Sheree North (1932-2005),  dançarina, cantora e actriz em 29 filmes  É dela a melhor canção do filme “That man” (uma das oito canções que a dupla -Sammy Fain e Paul Franscis Webster  – compôs para o filme)
BREVEMENTE: “LAW and DISORDER” – filme de 1958, uma comédia britânica  inicialmente dirigida por Henry Cornelus que morreu nas primeiras filmagens e portanto substituído por  Charles Crichton (director de várias comédias bem sucedidas entre elas a comédia “ A Fish Called Wanda” de 1988) com os actores Michael Redgrave e Robert Morley.