Este postal intitulado “Conjunto escultórico” pertence a uma colecção de oito postais (seis da Ilha da Taipa e dois da Ilha de Coloane) que a Câmara Municipal das Ilhas editou na década de 90 (século XX). Indicações em português, chinês e inglês. Todas as fotografias desta colecção são da autoria do fotógrafo Fong Kam Kuan.

Conjunto escultórico, Taipa
氹仔大型浮雕 (1)
Sculptural ensemble- Taipa

Projectado pela escultora portuguesa Dorita Castel-Branco, o Conjunto Escultórico começou a ser construído em 1984, e ficou concluído no ano seguinte tendo sido inaugurado pelo então governador Almirante Vasco Leote de Almeida e Costa, em 23 de Dezembro de 1985.
O monumento em ziguezague consiste em seis trabalhos de alto-relevo. O mais alto é um astrolábio.
A vida quotidiana, a indústria e os costumes de Macau são os temas principais desta obra escultórica.
Vêem-se ainda representados em alto relevo os pontos históricos e turístico mais famosos e do leão de Macau: as Ruínas da Igreja de S. Paulo, o Casino do Hotel Lisboa e Monte da Guia. Faz ainda alusão aos meios de transporte mais utilizados antigamente em Macau, como os triciclos, os sampan, os juncos e os barcos de formato ocidental. Os elementos decorativos do monumento representam, para além da animação das festas tradicionais coma as danças do dragão e do leão e a queima de panchões, duas meninas com trajes tradicionais a dançar em frente do Templo de A Má, mostrando aspectos culturais e as festas que animam a população de Macau.

Foto do “Roteiro das Ilhas – Ilha da Taipa”, 1996 (2)

Quanto ao Miradouro, dispõe de uma escadaria para subir até ao alto, donde se podia (na altura da inauguração) desfrutar uma panorâmica da península de Macau e era o local privilegiado para ver as duas pontes (então existentes) que fazem a ligação entre Macau e Taipa. (2)
Sobre o conjunto escultório (e Miradouro) ver:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2014/10/31/leitura-roteiro-das-ilhas-ilha-da-taipa/
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2013/02/13/exposicao-meu-ver-macau/
(1) 氹仔大型浮雕mandarim pīnyīn: dàng zǎi dà xíng fú diāo; cantonense jyutping: tam5 zai2 daai6 jing4 fau4 diu1.
(2) Roteiro das Ilhas – Ilha da Taipa. Câmara Municipal das Ilhas, 1996