Não me lembro porque conservei dois folhetos iguais do Teatro Vitória referentes ao filme “Cat on a Hot Tin Roof”.
Talvez na dúvida sobre a data da estreia do filme em Macau.
O folheto (à esquerda) consta como estreia: “A COMEÇAR EM 10 DE JULHO DE 1959”.
Outro igual folheto (à direita) corrigido a lápis para “A COMEÇAR EM 10 DE JUNHO de 1959”
Peça de Tennesse Williams e vencedora do prémio Pulitzer para Drama em 1955. Estreia na Broadway (Nova Iorque) no dia 24 de Março de 1955, com direcção de Elia Kazan.
Transportada para o cinema com argumento de Richard Brooks e James Poe, realizado pelo próprio Richard Brooks, em 1958, com os actores: Elizabeth Taylor (Maggie Pollitt); Paul Newman (Brick Pollitt), Burl Ives (Big Daddy), Jack Carson (Gooper)  e Judith Anderson (Big Mama).
Tennesse Williams que ele considerava a sua melhor peça longa, não gostou da adaptação cinematográfica da sua peça por causa da retirada de todo o tema da homossexualidade e a reconciliação do pai com o filho no final (1)
Com o cenário do Sul dos EUA, numa plantação no Delta do Mississippi, “Cat on a Hot Tin Roof, é, antes de mais, a história de uma mulher que quer reconquistar o marido, um neurótico, antigo atleta de futebol americano (de muletas devido a um acidente enquanto bêbado) que a despreza. Em pano de fundo, o drama do velho senhor da plantação que vê a vida fugir-lhe (a passagem do mundo velho a um novo) assim como o amor dos filhos” (Texto: Cinemateca Portuguesa)
O filme foi nomeado para 6 óscares em 1959: melhor filme, melhor director, melhor actor principal, melhor actriz principal, melhor argumento adaptado, e melhor cinematografia. Não ganhou em nenhuma das categorias.
Nesse ano o actor Burt Ivens que não foi nomeado por este filme, ganhou o óscar de melhor actor secundário pela interpretação noutro filme “The Big Country” de 1958.
(1) https://en.wikipedia.org/wiki/Cat_on_a_Hot_Tin_Roof_(1958_film)
Trailers do filme em:
https://www.youtube.com/watch?v=l0ViPCmr318
https://www.youtube.com/watch?v=OchpaSIYrDY