“Estreia” (1) do drama /guerra “Por Quem os Sinos Dobram” no Teatro Apollo no dia 15 de Junho de 1956, com as habituais três sessões diárias (a 2.º sessão antecipada para as 19.00 horas, dado a extensão do filme). (2) Espectáculo para maiores de 18 anos.
Baseado no romance de 1940 do escritor norte-americano Ernest Hemingway sobre a colaboração de um norte-americano nas brigadas internacionais (1937) que intervieram ao lado dos republicanos na guerra civil espanhola.
Filme pouco conseguido de Sam Wood (produtor e realizador) (3) tendo Ernest Hemingway colaborado com o argumentista Dudley Nichols. Filme em “tecnicolor”, da “Paramount Pictures” todo filmado na Califórnia (EUA)
Com actores Gary Cooper, Ingrid Bergman, (4) Akim Tamiroff e Katina Paxinou (primeiro filme e óscar para a melhor actriz secundária em 1944) (5)
(1) O filme é de 1943 e terá já sido uma reposição: “It´s Here! FIRST TIME at POPULAR PRICES”
(2) O filme original tem a duração de 2 horas e 50 minutos. A reposição tem a duração de 2 horas e 14 minutos. Há uma versão (restaurada) com a duração de 2 horas e 48 minutos.
(3) O realizador talvez por influência do Comité Norte-americano de Auxílio à Espanha Republicana (onde estavam estrelas e realizadores de cinema) que apoiavam a Espanha Republicana, transformou este filme numa mera luta entre o bem e o mal, de amor/aventura de um norte-americano no meio da contenta sem nunca incidir nas causas da guerra que estavam na base das reflexões do autor do romance.
(4) Ingrid Bergman fez este filme após o célebre “Casablanca” e foi o seu primeiro filme em “Tecnicolor”
(5) Aliás o único óscar das 9 nomeações que o filme teve em 1944.
PRÓXIMA MUDANÇA:
Carrington V. C.” (também apresentado como “Court Martial”) que o folheto apresenta como “interessante filme” é um filme de 1954 de Anthony Asquith, adaptado duma peça teatral, drama sobre o julgamento em tribunal de um militar, herói da II guerra, julgado por desvios de fundo da sua unidade. drama.
Já o segundo “Abdulla the Great” , também conhecido como “Abdullah’s Harem”, é um filme de 1955, comédia sobre a vida do rei Farouk do Egipto. Como actores mais conhecidos: Kay Kendall e Sidney Chaplin (segundo filho de Charles Chaplin).
Trailers do filme “Por quem os Sinos Dobram”:
https://www.youtube.com/watch?v=ZKB-Suz_2DQ
https://www.youtube.com/watch?v=uwT92qGrnkc