O «Manila Yacht Club» dirigiu ao «Clube Náutico» de Macau um convite para participar no Domingo de Páscoa, e nos dois dias que se lhe seguiram, no «Interport triangular intercidades – Manila, Macau e Hong Kong», que teve lugar na baía de Manila, de 16 a 19 de Abril de 1954. Além da representação de Manila, Hong Kong participou com o «Royal Hong Kong Yacht Club»

Os «Internacional 110» cuja prova foi ganha pea equipa do Clube Náutico de Macau.

O Clube Náutico fez-se representar por quatro velejadores (1), Lopes da Costa, Jácome Bruges, A. Teles e F. H. Amorim tendo seguido como proa José Mendonça.


Os componentes da equipa de Macau: De pé. da esquerda para a direita – A. Teles, J. Bruges, L. da Costa e F.Amorim. Sentado – J. Mendonça

Concorreu a nossa representação contra Hong Kong e Manila, às regatas de «Interport» na classe «internacional 110» e nelas classificou em 1.º lugar, mercê da actuação brilhante dos seus componentes, e, duma maneira especial de A. Teles, justamente considerado o melhor elemento de toda a representação.
Nas duas regatas efectuadas, os velejadores de Macau classificaram-se pela seguinte ordem
1.ª regata:
A. Teles 2.º
J. Bruges, 5.º
F. Amorim 6.º
L. Costa 8.º

2.ª regata
A. Teles 1.º
L. Costa 2.º
J. Bruges, 9.º
F. Amorim 11.º
Classificação final das equipas:
Macau, 1.º classificado, com 84,2 pontos
Manila, 2.º classificado, com 77, 25 pontos
Hong Kong, 3.º classificado, com 66 pontos.
Foram organizadas várias festas em honra dos velejadores de Hong Kong e Macau.O Presidente da República das Filipinas, Sr. Ramon Magsaysay, conversa com os representantes de Macau.
(1) Por motivos de ordem financeira, não pode ser maior a representação de Macau
(2) Ramon del Fierro Magsaysay (1907 — 1957) político filipino, eleito o sétimo presidente das Filipinas de 30 de Dezembro de 1953 a 17 de Março de 1957. Primeiro presidente do país asiático nascido no século XX e após a era colonial espanhola.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ramon_Magsaysay
Reportagem de »MBI»  I-16; I-18, 1954