Na cerimónia de assinatura do termo de início das funções do Dr. António Joaquim Paulino, (1) médico-inspector do quadro médico comum do Ultramar como chefe dos Serviços de Saúde e Assistência de Macau, que se realizou na Sala das Sessões do Conselho Legislativo, no Palácio da Praia Grande, o Governador da Província aproveitou o ensejo para pôr em evidência a importância daquele departamento público, com uma projecção muito directa na saúde de toda a população.

O Dr. António Joaquim Paulino na cerimónia de assinatura do termo de início de funções

O Dr. António Paulino no discurso, apresentou duma maneira geral, a problemática da Assistência Sanitária focando a política de saúde simultaneamente curativa, assistencial e profiláctica.
A reportagem desta cerimónia publicada numa revista (2) vem acompanhada de fotografias do dia-a-dia das enfermarias do Hospital Central Conde de S. Januário.

Enfermaria de Medicina (Homens)
Enfermaria de Medicina (mulheres) , a Dra. Maria José Lam (3)
Enfermaria de Cirurgia (Homens), tratamento de enfermagem
Enfermaria de Medicina (Homens)

Enfermaria de Obstetrícia / Ginecologia

(1) Sobre o Dr. António Joaquim Paulino ver
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/antonio-joaquim-paulino/
(2) Reportagem de «Macau, B.I. T.», 1973.
(3) A Dra. Maria José dos Santos Graça Lam, foi nomeada médica interina de 2.ª classe dos S. S. de Macau na vaga resultante da proprietária do lugar, Dra. Maria Nazaré Freitas de Oliveira Almeida, para o cargo de 1.ª classe. Tomou posse a 17 de Fevereiro Foi exonerada, a seu pedido, em 18-12-1973, partindo com a família para a Metrópole.
TEIXEIRA, Pe. Manuel – A Medicina em Macau, Volumes III-IV, 1973.