1985-13fev-ano-lunar-do-bufaloPagela dos Correios e Telecomunicações de Macau (n.º 13) com indicações em português, inglês e chinês, anunciando o “ANO LUNAR DO BÚFALO”, de 1985.
1985-13fev-selo-1-pataca-ano-lunar-do-bufaloA emissão do sobrescrito de 1.º dia de circulação com o motivo “Búfalo”, e do selo com o mesmo motivo de 1.00 pataca com obliteração de um carimbo dos CTT do 1.º, foi a 13 de Fevereiro de 1985.
O sobrescrito de 1.º dia: formato 114 x 162 mm (C6) – preço 1.5 patacas
O desenho é de José Cândido.
1985-13fev-ano-lunar-do-bufalo-descricaoANO LUNAR DO BÚFALO
(30 de Fevereiro de 1985 a 8 de Fevereiro de 1986)
O calendário lunar Chinês é considerado dos mais antigos da História, datando de 2637 A. C. quando o Imperador Huang Ti introduziu o 1.º ciclo deste zodíaco no ano 61 do seu reinado.
Um ciclo completo tem 60 anos e é constituído por 5 ciclos simples – metal, água, madeira, fogo e terra – de 12 anos cada. Doze animais – Rato, Búfalo, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco – estão relacionados com cada um dos doze anos de cada ciclo simples.
Conforme a lenda, Buda convocou todos os animais, antes de iniciar a sua partida da Terra. Só doze compareceram para se despedirem. Como recompensa Buda deu o nome de cada animal, por ordem de chegada, a cada ano do ciclo lunar. O Tigre foi o terceiro animal a chegar, assim se tornando o terceiro animal do ciclo. De acordo com a sabedoria popular Chinesa, o animal que regula o ano em que nascemos exerce uma profunda influência nas nossas vidas porque, como diz um velho ditado, “é o animal que se esconde no nosso coração”.
O ano do Búfalo é considerado como aquele em que nenhum sucesso pode ser atingido sem esforços deliberados e conscientes. No geral é um ano considerado bom par resolver problemas domésticos e “pôr a casa em ordem”. A maioria dos conflitos surgidos durante este ano serão devidos mais à falta de comunicação e à recusa de diálogo do que a qualquer outra razão.
As principais características dos nativos do ano do Búfalo são a sua auto-confiança, calma, método e invulgar capacidade de trabalho. O forte e disciplinado nativo deste ano terá sucessos garantidos através dos seus próprios méritos e capacidade de trabalho.”
Serviço de Filatelia dos CTT de Macau

1985-13fev-ano-lunar-do-bufalo-instrucoes-tecnicasOS DADOS TÉCNICOS

Decreto-Lei n.º 3/85/M de 19 de Janeiro
Emite e põe em circulação, a partir do dia 13 de Fevereiro de 1985, 950 000 selos postais, alusivos ao signo chinês do Ano Novo Lunar do Búfalo (emissão extraordinária).