pagela-ano-lunar-do-tigre-3-2-1986Pagela dos Correios e Telecomunicações de Macau (n.º 19) com indicações em português, inglês e chinês, anunciando o “ANO DO TIGRE”, de 1986.
A emissão do sobrescrito de 1.º dia de circulação com o motivo “Tigre”, e do selo com o mesmo motivo de 1.50 patacas com obliteração de um carimbo dos CTT do 1.º, foi a 3 de Fevereiro de 1986.
O sobrescrito de 1.º dia: formato 114 x 162 mm (C6) – preço 1.5 patacas
O ano lunar do tigre (nesse ano) iniciou-se a 9 de Fevereiro de 1986 a 28 de janeiro de 1987.
O desenho é de José Cândido.
pagela-dados-tecnicos-ano-lunar-do-tigre-3-2-1986ANO LUNAR DO TIGRE
O calendário lunar Chinês é considerado dos mais antigos da História, datando de 2637 A. C. quando o Imperador Huang Ti introduziu o 1.º ciclo deste zodíaco no ano 61 do seu reinado.
Um ciclo completo tem 60 anos e é constituído por 5 ciclos simples – metal, água, madeira, fogo e terra – de 12 anos cada. Doze animais – Rato, Búfalo, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco – estão relacionados com cada um dos doze anos de cada ciclo simples.
Conforme a lenda, Buda convocou todos os animais, antes de iniciar a sua partida da Terra. Só doze compareceram para se despedirem. Como recompensa Buda deu o nome de cada animal, por ordem de chegada, a cada ano do ciclo lunar. O Tigre foi o terceiro animal a chegar, assim se tornando o terceiro animal do ciclo. De acordo com a sabedoria popular Chinesa, o animal que regula o ano em que nascemos exerce uma profunda influência nas nossas vidas porque, como diz um velho ditado, “é o animal que se esconde no nosso coração”.
No oriente, o Tigre simboliza o poder, a paixão e a ousadia. Tem um caracter rebelde, multifacetado e imprevisível, o que o torna respeitado por todos os quadrantes.
O ano do Tigre é um ano extremamente dinâmico e tumultuoso. Nada será feito em pequena escala. Tudo, de bom e de mau, será levado aos extremos. Fortunas podem ser ganhas ou perdidas. É um ano para grandes mudanças.
O nativo do Tigre é uma pessoa com quem convém conviver, desde que se esteja preparado para a grande actividade e dinamismo da sua personalidade. O nativo do Tigre gosta de ser o centro das atenções. Para além de possuir um grande sentido de humor é igualmente sincero, afectivo e generoso.
Serviços de Filatelia dos CTT de Macau.