No dia 12 de Janeiro de 1914 é concedida licença a G. A. Watkins (1) para explorar um jogo denominado «Golf Courses» , destinado a diversão pública, num terreno  situado além da Areia Preta, próximo das Portas do Cêrco (2)
Deverá ter sido o primeiro Campo de Golfe (3) (4) em Macau. (5)
(1) Há outra referência de G. A. Watkins no «Boletim do Arquivo Histórico de Macau. Tomo I – Jan/Jul- 1985, p. 75»: “ 21-02-1913 – Processo 278 – Série M – Pedido, indeferido, de G. A Watkins, de autorização para importar e exportar morfina, nos termos do respectivo regulamento”
(2) Processo n.º208 – Série L – Boletim do Arquivo Histórico de Macau Tomo I – Jan/Jul- 1985, p. 110.
golfe-escocia(3) A Escócia, possui a mais antiga prova escrita da existência do golfe, quando o Rei Jaime II, em 1457, decidiu proibir o jogo por considerar que este prejudicava o treino militar necessário à defesa do reino, contra os ingleses. A proibição oficial só foi levantada em 1502, quando da assinatura do tratado de Glasgow, por Jaime IV (Jaime I da Inglaterra).
O Rei Carlos I, em Inglaterra e a Rainha Mary, da Escócia, fomentaram muito o jogo. A Rainha, que era francesa, introduziu o jogo em França, quando aí estudava.
Em 1754 a St. Andrews Society of Golfers é constituída e organiza a sua primeira competição oficial utilizando as regras de Leith.
O jogo veio então a popularizar-se a partir do século XVI embora muito limitado às classes mais ricas.
O golfe foi difundido no continente Europeu, bem como, na América e na Ásia, pelos emigrantes escoceses e ingleses, que ao chegar aos seus destinos, procuravam criar um clube e obter um terreno para construir o seu campo de golfe.
http://www.portugalgolf.pt/golfe/golfe_historia.htm
(4) O primeiro Clube de Golfe (privado) em Hong Kong foi fundado em 1889 “The Royal Hong Kong Golf Club”e estava inicialmente situado em “Happy Valley”. Com o crescimento de sócios e praticantes foi depois transferido para “Deep Water Bay”
https://en.wikipedia.org/wiki/Hong_Kong_Golf_Club
NOTA: pequeno documentário com o título “Wounded Soldiers Playing Golf (1914-1918)”, pode ser visto em:
https://www.youtube.com/watch?v=SMHpsL_CT48
(5) Uma notícia de 1914 publicada no «South China Morning Post» fazia referência a este campo de golfe:
PLANS WERE approved for a hotel in Fanling – Macau has long been the only weekend resort for the jaded businessman. Since the opening of the railroad, Tai Po and Fanling have come to the front, the former on account of its location by the sea and the latter because of its beautiful location and golf course.”
http://www.scmp.com/article/433969/1913-1922