No dia 8 de Janeiro de 1973, celebrou a Escola Comercial “Pedro Nolasco”, o 95.º aniversário da sua fundação. Para comemorara esta efeméride, realizou-se no dia 27 desse mês uma academia músico-literária com a presença do Governador da Província e diversas individualidades ligadas ao ensino, famílias dos alunos e estes.

macau-b-i-t-viii-11-12-jan-fev-1973-escola-comercial-iUm aspecto da assistência

O programa, bastante variado, principiou com o Hino da Escola, cantado por um misto, dirigido pelo Padre Manuel da Fonseca Moreira, professor do canto coral.
Seguiram-se «Duas Palavras» pelo Director, Dr. Henrique de Sena Fernandes

macau-b-i-t-viii-11-12-jan-fev-1973-escola-comercial-iiO Director da Escola Comercial, Dr. Henrique de Sena Fernandes, proferindo o seu discurso.

macau-b-i-t-viii-11-12-jan-fev-1973-escola-comercial-iiiUma cena da fantasia musical «A Minha Aldeia»

Subiu, depois ao palco, «A Minha Aldeia» uma fantasia musical de Abílio de Mesquita  que agradou a toda a assistência, pelo pitoresco dos trajes regionais e pela música portuguesa que sublinhava as cenas e os momentos em que a representação se enquadrava.

macau-b-i-t-viii-11-12-jan-fev-1973-escola-comercial-ivOutro aspecto da fantasia musical «A Minha Aldeia»

Foram distribuídos prémios aos que se distinguiram no ano lectivo findo e diplomas aos finalistas, tendo, depois, decorrido a peça em inglês «Scene of Live». Ouviram-se a «canção de embalar» e a «A Nossa Pátria».

macau-b-i-t-viii-11-12-jan-fev-1973-escola-comercial-vO momento em que alguns dos contemplados recebiam os diplomas e os prémios de aproveitamento escolar.

Continuando a execução do programa, a assistência pôde apreciar a peça em francês «Chez le Docteur Knock» e as canções Mensagem «Canta, Canta» «Amor», pondo remate à Academia «Os jograis da Escola» (grupo este formado por quatro raparigas)  que interpretaram versos de vários autores conhecidos, subordinando os números ao anunciado «Um Povo Unido assim, olha de frente a Vida e não receia a Morte».

macau-b-i-t-viii-11-12-jan-fev-1973-escola-comercial-vi«Os jograis da Escola»

macau-b-i-t-viii-11-12-jan-fev-1973-escola-comercial-viiTrês jovens macaenses, alunos da Escola Comercial, nos seus típicos trajes regionais com que se apresentaram nas exibições em que tomaram parte

Reportagem e fotos de «Macau B.I.T., 1973»