REPARTIÇÃO DOS INCENDIOS

boletim-da-provincia-de-macau-e-timor-ano-1868-vol-xiv-n-o-2-reparticao-dos-incendios-iNo sabbado, 4 do corrente, pouco antes de 8 horas de noite, declarou-se incendio n´uma palhoça de ola, sita atraz do cemitério, o qual extinguiu-se logo, ardendo apenas a dita palhoça.
No domingo, 5 do corrente, às 71/2 horas de noite, declarou-se incendio n´uma loja de chá, n.º 77, sita na rua das Estalagens (1) e tendo empregado todos os meios que julguei mais acertados em tal cazo, consegui extinguir o incendio prontamente e sem novidade, ardendo somente o andar superior e o tecto d´essa loja, e ficando destelhadas uma loja contígua e um telheiro do Pagode por parte detraz, tendo lançado mão d´essa operação para evitar que se contaminasse o mesmo incendio.
O incendio teve lugar acidentalmente, pois tenho informações fidedignas, que estando se a torrar chá no andar superior da loja em questão, os criados a quem estava incumbido esse serviço, se retiraram d´ali e é durante a auzencia dos mesmos que teve logar o sinistro.
A 1.ª bomba que chegou com mais ardor e utilidade do serviço durante o incendio, foram os voluntarios Fermino Machado, António Rontero e Manuel Martins do Rego, tendo este ultimo corrido grave risco de vida pelo abatimento d´uma muro; e por isso os recommendo á favoravel consideração do Exmo. Conselho do Governo.

Quartel da Repartição dos incendios,
Macau 7 de janeiro de 1868
B.S. Fernandes
Major e inspector dos incendios. (2)

NOTA: Bernardino Senna Fernandes reorganizou os serviços de incêndio da cidade exercendo gratuitamente o cargo de inspector e as primeiras providencias conhecidas do governo de Macau sobre o serviço de incêndios é de 18 de Março de 1867, data em que foram aprovadas, provisoriamente, por portaria régia,. (GOMES; Luís G. – Efemérides da História de  Macau).
Ver anteriores referências em:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/09/30/leitura-corpo-de-bombeiros-municipais-de-macau-em-1955/
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/04/18/noticia-de-18-de-abril-de-1890-visconde-de-sena-fernandes/
(1) boletim-da-provincia-de-macau-e-timor-ano-1868-vol-xiv-n-o-2-reparticao-dos-incendios-ii O mesmo incêndio foi relatado por uma periódico da época:
(2) Boletim de Província de Macau e Timor (Ano 1868).