atlas-historico-de-portugal-capaPequeno livro escolar de Hernâni S. Dias da Silva, “Atlas Histórico de Portugal (1), este referente ao «I Volume», que apresenta a história (resumida) de Portugal desde “Das origens a Meados do XVI Século”.

atlas-historico-de-portugal-mapaMAPA “Pelo Índico e mais além” (pág. 35) com os limites do Tratado de Tordesilhas (1493-1494)

No mapa vereis apontadas algumas viagens: João de Brito, Francisco de Xavier, José Anchieta, Manuel da Nóbrega. Homens que, obedientes à regra de Inácio de Loyola, vão enfrentar o inimigo das almas cristãs: o paganismo. Vão ser os construtores de novas civilizações: vão ser os homens que, introduzindo o Ocidente no oriente, vão trazer o Oriente ao Ocidente, isto é, vão permitir que cada um dos tipos de civilização aproveite o que o outro tem de melhor.”
Assinalado nas costas da China, LAMPACAU 1554
atlas-historico-de-portugal-pagina-36“… Os Portugueses estão no Japão, a quem ensinam os modos ocidentais, estabelecem-se nas costas da China, em Liampó, marcam com nomes portugueses as terras do oriente, como símbolo da omnipresença portuguesa no hemisfério que nos tocou pelo Pacto de Tordesilhas…”
(1) SILVA, Hernâni S. Dias da – Atlas Histórico de Portugal, I Volume – Das Origens a Meados do XVI Século. Edições ASA de Américo Areal, Porto, Sem data, 40 p., 21 cm x 15 cm.
O livro foi editado na década de 50 (século XX) pois embora não contenha a data, a Editora «Edições ASA» foi criada em 1951.