O serviço dos transportes citadinos em auto-ónibus em Macau começou a vigorar desde 1924. Manteve-se ele em regime de livre concorrência até que em 1928 resolveu o Leal senado abrir praça para a sua concessão em exclusivo.
A «Kee Kwan Motor Road Co.» (1) com sede em Macau e proprietária da estrada que mandou construir para ligar a cidade com o território chinês (Seac Kei) (2) ficou com a adjudicação pelo prazo de 10 anos, a contar de Outubro de 1928.
Passados os 10 anos e devido à situação incerta criada pela guerra sino-nipónica, foi o contrato prorrogado temporariamente, acabando por morrer de morte natural durante a Guerra do Pacífico.
Durante esta Guerra, pode-se dizer que paralisaram por completo os serviços de transportes citadinos.
Em 2 de Julho de 1947, em praça aberta ao público, concedia ao Leal Senado o exclusivo de transporte em auto-ónibus a uma nova companhia chamada «Companhia de Auto-Ónibus de Macau». (3) Cumpridas as formalidades legais, foi a respectiva escritura de adjudicação do exclusivo, assinada em 8 de Outubro de 1947, estabelecendo-se que a sua duração seria pelo prazo de seis anos, contados seis meses depois da assinatura do contrato. Em fins de Março de 1948 começaram as novas carreiras (em 1950 tinha cinco itinerários diferentes) custando cada viagem a quantia de 20 avos, por pessoa. A Companhia tinha em 1950 uma frota de 25 viaturas.

autocarro-companhia-de-auto-onibus-de-macau-1950Um autocarro de transporte de passageiros dentro da cidade da Companhia de Auto Ônibus de Macau

A antiga companhia «Kee Kuan» continuou a funcionar, fazendo ligações entre Macau e os territórios chineses circunvizinhos e vice-versa, não se interessando pelas carreiras locais. O Leal Senado autorizou essa situação pelas vantagens para Macau nas suas ligações com os territórios vizinhos, impondo porém, a condição de que os ónibus da «Kee Kuan» não pudessem parar, dentro da área da cidade, fosse para meter fosse para deixar passageiros.
A Companhia pagou, por este privilégio, uma renda anual à Câmara.
(1) A companhia «Kee-Kuan Motor Road C.ª» tinha a sua sede na Rua das Lorchas s/n.
(2) Shiqi / Seac Kei / Sek Kei – ver anteriores referências:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/shiqi-seac-kei-sek-kei/
(3) A companhia «Auto-ónibus de Macau» tinha a sua sede na Rua da Lorcha n.º 43.