O Feiticeiro de Oz (The Wizard of Oz) é um filme de 1939 pelo que não terá sido uma estreia em Macau, neste dia de 20 de Outubro de 1956, no Teatro Capitol. No entanto este clássico mais visto na história do cinema, terá estado vários dias em exibição já que me lembre, de vez em quando o filme era exibido em Macau noutros teatros, contribuindo para essa aceitação do público, sem dúvida, umas das canções “Over the Rainbow” (1)
capitol-20out1956-feiticeiro-de-ozcartaz-o-feiticeiro-de-ozEsta obra-prima, comédia-drama-fantasia-musical embora pertença ainda à década de 30 é percursora dos filmes dos anos 40, década dos musicais da Metro-Goldwyn-Mayer. O filme começa a preto e branco nas sequências no Kansas para mudar a tonalidade acastanhada e acabar em «technicolor» para as cenas em Oz.
capa-livro-o-feiticeiro-de-ozDirigido por um realizador de prestígio Victor Fleming e outros quatro embora não creditados (George Cukor, Mervyn LeRoy, Norman Taurog e King Vidor), com argumento de Noel Langley, Florence Ryerson e Edgar Allan Woof  e adaptação de Noel Langley (com ajuda de vários escritores, todos sem creditação final) dum conto muito popular de L. Frank Baum (“The Wonderful Wizard of Oz”), de 1900.
1956-feiticeiro-de-ozOs protagonistas são uma menina, Dorothy Gale (Judy Garland) (2), um espantalho (Ray Bolger), um homem de lata (Jack Haley),um leão cobarde  (Bert Lahr) e o mágico/feiticeiro de Oz, o professor Marvel (Frank Morgan).
capitol-20out1956-feiticeiro-de-oz-verso(1) Nomeado para seis “Oscar” (1940) incluindo melhor filme (perderia para “Gone with the Wind” – E Tudo o Vento Levou), ganharia a estatueta para a melhor canção original “ Over the Rainbow” e melhor banda sonora  por Herbert Stothart.
A música “Over the Rainbow” foi composta por Harold Arlen e a letra é de E.Y. Harburg. Por vezes ela é citada com o título “Somewhere Over the Rainbow“.
(2) A produção pensou originalmente atribuir a Shirley Temple mas a Fox não quis ceder ao estúdio rival e a segunda escolha recaiu em Judy Garland.
Dados de:
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Wizard_of_Oz_(1939_film)
Trailers em:
https://www.youtube.com/watch?v=VNugTWHnSfw
http://www.dailymotion.com/video/x33348i

NOTA: Cartaz do filme retirado de
MGM – http://daw.dyndns.org/images/movies/posters/wizard%20of%20oz.jpgalt https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17590952
Capa do livro “The Wonderful Wizard of Oz”:
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=854090