Durante o mês de Outubro de 1970 , encontravam-se em Macau a fadista Esmeralda Ribeiro e o fadista Rui Dinis além dos guitarristas José Cota Martins e Esaú M. Jorge. Foram contratados pela Sociedade de Turismo e Diversões de Macau. Cantam o fado todas as noites na «Galera», do Hotel Lisboa.
O fado foi transplantado para estas terras exóticas e Macau. Não sabemos se irá ter o clima apropriado no auditório quer português quer estrangeiro desta nossa província ultramarina portuguesa. destina-se sobretudo aos estrangeiros que por aqui passam a se mostram muitas vezes interessados em conhecer o velho fado, de que se tanto se fala.
galera-hotel-lisboa-1970-fado-em-macau-esmeralda-ribeiro

Esmeralda Ribeiro segue a interpretação corrente do fado
galera-hotel-lisboa-1970-fado-em-macau-rui-dinisRui Dinis, uma vos bem timbrada e forte, segue uma interpretação muito sua, segundo nos parece, acompanhando com gestos o sentido da letra do fado que executa. É dele o típico fado «FARRAPO», em que rasga a camisa, para vincar o significado do que canta. (1) 

Três fotografias do restaurante «Galera», no Hotel Lisboa.
galera-hotel-lisboa-1970-fado-em-macau-igalera-hotel-lisboa-1970-fado-em-macau-iigalera-hotel-lisboa-1970-fado-em-macau-iii(1) MACAU B.I.T.,1970.
galera-hotel-lisboa-1970-fado-em-macau-esmeralda-ribeiro-discoDisco vinil “A ROSA DA MOURARIA”
Primeiro disco da editora de Música Popular Portuguesa. Neste EP a fadista Esmeralda Ribeiro teve o acompanhamento do Conjunto de Guitarras de António Chaínho.
A1. A Rosa da Mouraria
A2. Gosto de Ti Porque Gosto
B1. Perder a Noite no Fado
B2. Alguém
galera-hotel-lisboa-1970-fado-em-macau-rui-dinis-disco

O E. P. de Rui Dinis que contém o fado “Farrapo”

Anterior referência ao Restaurante «Galera» em
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2014/10/30/caixa-de-fosforos-a-galera-hotel-lisboa/