No dia 29 de Agosto de 1953 foram inaugurados a nova sede e o campo de jogos da Associação de Futebol em Miniatura de Macau. A ambas as cerimónias assistiu o Governador de Macau, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, acompanhado do seu oficial às ordens, capitão José Vaz Dias da Silva e numerosas entidades bem como grande número de desportistas e público.
O programa da festa começou com a cerimónia da inauguração da nova sede da Associação, instalada no rés-do-chão da Mansão «Ritz», sita no Largo do Senado.
Proferiu uma alocução o presidente do Conselho Directivo da A. F. M. M., Alberto Dias Ferreira
A grande parada dos grupos filiados na A. F. M. M.
Seguidamente os dirigentes da Associação e os convidados dirigiram-se aos aterros da Praia Grande, (1) onde assistiram à cerimónia da inauguração do novo campo de jogos.
Da tribuna de honra, o Governador assistiu ao desfile dos grupos filiados na Associação, os quais, em número de 24 foram apresentados à medida que passavam, com os respectivos estandartes, frente à tribuna.
Terminado o desfile o presidente, o presidente do Conselho Directivo da A. F. M. M., Dias Ferreira proferiu um discurso que foi traduzido para chinês pelo sr. Au Hoi. O sr. Chan Seng, vogal do Conselho Directivo da mesma associação proferiu ainda uma alocução em chinês, especialmente dirigida a todos os desportistas ali presentes.
Cada um dos capitães dos grupos filiados recebeu, das mãos do Governador, um galhardete comemorativo.
O programa da festa concluiu com a realização dum encontro de futebol em miniatura entre as selecções portuguesa e chinesa encontro que foi ganho pelos portugueses por 4 a 1.(2)
(1) Depois denominado Campo Desportivo dos Operários, local hoje ocupado pelo Hotel Grand Lisboa.
(2) Retirado de «MACAU, B. I. 1953»