Com a presença do Governador da Província, Comandante Joaquim Marques Esparteiro, acompanhado da esposa, D. Laurinda Marques Esparteiro e de sua filha, Maria Helena e outras altas individualidades, realizou-se no dia 24 de Agosto de 1952, na barraca de banhos OU KIU, no Porto Exterior, um festival de natação que decorreu com grande animação.(1)

MOSAICO V-25-26 SET-OUT 1952 Barracas de banhos IAs alta individualidades assistindo ao decorrer do animado festival

As barracas de banhos, tão populares nas décadas de 50 e 60 (século XX) (2)  estavam situadas no Porto Exterior, na zona do reservatório (Avenida da Amizade). Estavam concessionadas a três empresas, uma  delas, a OU KIU (a mais bem apetrechada) era a primeira, à esquerda, para quem vinha da Rua dos Pescadores.

MAPA DO RESERVATÓRIO - Localização das barracas de banhoLocalização aproximada das barracas de banhos, desenhadas num mapa turístico de 2008,  em que o nº. 1, seria a da empresa Ou Kiu
MOSAICO V-25-26 SET-OUT 1952 Barracas de banhos IIUma numerosa assistência encheu as dependências da barraca Ou Kiu

(1) «Mosaico, 1952».
(2) Com a construção da Ponte Governador Nobre de Carvalho (Macau-Taipa, inaugurada em  a 1974) as barracas passaram a ter poucos “clientes” e forram desaparecendo.