A revista «MACAU B. I. T.» em Março de 1976 (1) chamava a atenção para a necessidade da criação de um Museu de Arte Religiosa, em Macau, aproveitando os artigos religiosos, estátuas  e outros artigos relacionadas com as Missões em Macau e que se encontravam acumuladas na Igreja de S. Domingos.

MACAU B.I.T. XI, n.º1 e 2 MAR-ABR 1976 ~Igreja de S. DomingosIGREJA DE S. DOMINGOS, 1976

É natural que numa cidade de tão acentuadas tradições religiosas muito tenha ficado a testemunhar esta vivência, aqui às portas da China. Muitos que demandam esta nossa terra, sentem-se, sem dúvida, curiosos em verificar o que neste campo temos para lhes oferecer, levando-os a percorrer, através dos testemunhos presentes, etapas tão dilatadas como sugestivas.
Se não estamos em erro, muitos dos artigos, estátuas e outros, encontram-se acumulados na vestuta igreja de S. Domingos, um templo que fica num lugar muito acessível e para o qual poderiam ser conduzidos, com mais frequência, grupos de turistas. Nada perderiam, porque a sua arquitectura, se bem que bastante simples, não deixa de revelar certo recorte artístico…(…)
Supomos que nas dependências daquela veneranda igreja, que testemunhou a intensa actividade missionária de tantos religiosos dominicanos, se encontra lugar muito apropriado para a montagem dum museu, enquadrando-o num ambiente de certa religiosidade, em harmonia com o carácter dos objectos expostos…” (1) 

MACAU B.I.T. XI, n.º1 e 2 MAR-ABR 1976 ~Tesouros de Arte SacraSra. da Boa Viagem, 1976

NOTA: Hoje os artigos religiosos, estátuas  e outros artigos relacionadas com as Missões em Macau, encontram-se, desde 1997 (após restauro da Igreja e seus anexos)  no Tesouro de Arte Sacra, localizado no campanário e torre sineira da Igreja de S. Domingos ocupando três andares, desde 1997. ÁLBUM 2005 - TESOUROS DA ARTE SACRA II

Tesouro de Arte Sacra, Igreja de S. Domingos, 2005

O Tesouro de Arte Sacra é um espólio constituído por cerca de 300 artefactos religiosos, dos séculos XVII a XIX. O acesso a esta torre faz-se através de um corredor situado do lado direito da nave da igreja. Na década de 90 do século XX, o Instituto Cultural financiou a recuperação e o restauro da Igreja para permitir a instalação deste Tesouro, num espaço que foi aberto ao público em 23 de Novembro de 1997.
ÁLBUM 2005 - TESOUROS DA ARTE SACRA III

Tesouro de Arte Sacra, Igreja de S. Domingos, 2005

Fazem parte deste espólio, objectos sacramentais em prata, bronze e ouro, estátuas em madeira, gesso e marfim, pinturas a óleo, entre as quais uma do século XVII retratando Santo Agostinho, gravuras com cenas bíblicas, vestimentas litúrgicas, etc. Em exposição estão dois sinos do século XIX.
ÁLBUM 2005 - TESOUROS DA ARTE SACRA I

Tesouro de Arte Sacra, Igreja de S. Domingos, 2005

A Igreja de São Domingos está  incluído na Lista dos monumentos históricos do “Centro Histórico de Macau”, e incluído na Lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO.
Existe ainda presentemente outro espaço em Macau, dedicado à Arte Sacra: o  Museu de Arte Sacra localizado  nas traseiras (cripta/capela) das Ruínas de S. Paulo, após a sua recuperação e musealização entre 1990 e 1995. Aqui encontra-se uma selecção de pintura, escultura e alfaias litúrgicas representativas das igrejas e conventos da cidade.
(1) Artigo não assinado e fotos (a preto e branco) retirados de «MACAU B. I. T.»de 1976.