O Governador da Província, José Nobre de Carvalho, acompanhado do seu ajudante-de-campo  tenente Mendes Liz, deslocou-se, em visita, no dia 29 de Junho de 1972, pelas 10 horas, ao Hospital Conde de S. Januário onde tinha  sido instalado equipamento para apetrechamento de diversos serviços do referido estabelecimento hospitalar de um valor global e cerca de 820 000 patacas.
Recebido pelo Chefe de Serviços, Dr. Diogo Hora da Silva Ferreira, pelo médico de serviço e outros membros do corpo clínico, pela Madre S. João de Deus, supervisora das Irmãs Hospitaleiras e enfermeiros-chefes, foi iniciada a visita pela central telefónica do Hospital onde se encontra instalado o novo sistema P. A. B. X. «Siemens» assim como um relógio eléctrico da mesma marca que comanda o funcionamento de todos os relógios instalados, nos diversos serviços do Hospital.

MACAU B.I.T. VIII-3-4, 1972 - Promoção de Saúde Pública IO Governador apreciando o novo equipamento de Raios X, ouvindo as explicações do capitão-médico cirurgião, Dr. Galo Pereira

No departamento de Cardiologia (serviço especializado recentemente acrescentado) a cargo do médico cardiologista Dr. António Raimundo Conceição, foram apresentados por este especialista, os electrocardiógrafos e demais instrumentos e aparelhos que equipam o serviço.
Nas instalações onde funcionam provisoriamente a Escola Técnica dos Serviços de Saúde e Assistência encontrava-se exposto diverso material didáctico recentemente adquirido.

MACAU B.I.T. VIII-3-4, 1972 - Promoção de Saúde Pública IIApreciando parte do material didáctico adquirido para a Escola Técnica dos Serviços de Saúde e Assistência, o Governador, Dr. Diogo Hora da Silva Ferreira e Madre superiora, S. João de Deus

No departamento de Radiologia e Agentes Físicos a cargo do capitão-médico cirurgião  Dr. João Bernardino Galo Pereira, (1) o Sr. Governador apreciou a nova aparelhagem de Rx  e as beneficiações gerais nestas instalações.
É de destacar que, quer o material do Rx quer o da Escola Técnica, foi adquirido através de um avultado subsídio da Fundação Gulbekian para o efeito
No dispensário Anti-tuberculose chefiado pelo médico-pneumotisiologista, Dr. Nogueira, apreciou as beneficiações introduzidas recentemente no edifício onde se encontra instalado este serviço, que dispõe de mais dependências. Gulbenkian para o efeito.
Por fim, a comitiva deslocou-se aos Serviços Administrativos da P. S. P. onde se encontrava em funcionamento uma unidade móvel para Rádio-Rastreio, da marca «Philips» dotada duma câmara «Odelca», e accionada por uma geradora privativa, destinando-se a actuar na luta contra a tuberculose.
Foi recebido pelo Comandante da P.S.P. Major Bélico Velasco e Capitão Santos Maia, adjunto da mesma corporação.

MACAU B.I.T. VIII-3-4, 1972 - Promoção de Saúde Pública IIIA Unidade móvel de Rádio-Rastreio em funcionamento.

Todo o conjunto da unidade em causa está montado num «jeep», sendo a geradora transportada a reboque, nas deslocações. A importância despendida com esta aquisição elevou-se a $ 181 000,00.” (2)
NOTA: No mesmo dia, foi inaugurado o novo Posto Médico do Bairro Tamagnini Barbosa, integrado no Bloco B, do Instituto de Assistência Social.
(1) Dr. João Bernardino Galo Pereira, capitão-médico foi autorizado em Janeiro de 1972, a prestar serviço como cirurgião no Hospital . Em Junho desse mesmo ano, foi nomeado director do bloco operatório e responsável  pelo Departamento de Radiologia e Agentes Físicos ( por impedimento do Dr. Ataíde Lobo). Terminou a sua comissão de serviço em Macau, em Outubro de 1974.
(2) Reportagem de «Macau. B. I. T.» , 1972.