A cerimonia pública promovida pelo Conselho de Instrução, que não pode realizar no dia 10 de Junho de 1955, por causa da chuva, teve lugar no dia 12, domingo, pelas 12 horas.
Presidiu à cerimónia o Governador da Província, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, que se fez acompanhar de sua esposa e o pessoal do seu gabinete. Estiveram ainda presentes as principais autoridades da Província, representações das escolas portuguesas e chinesas de Macau e filiados da Mocidade Portuguesa.
Proferiu o discurso, Leonel Adalberto Jorge Batalha, professor primário, alocução que foi sobretudo dirigida à mocidade escolar ali presente.
O professor da instrução primária, Leonel Adalberto Jorge Batalha proferindo a sua alocução.
Finda a alocução do sr. Leonel Batalha proferiu uma alocução em chinês sobre Camões, o professor primário chinês, sr. Hong Hin Seng.
Hong Hin Seng, professor primário chinês proferindo a sua alocução.
Na tribuna à direita, o governador, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, ladeado pelo Comissário da Mocidade Portuguesa, Intendente José Peile da Costa Pereira e pelo representante do Leal Senado , Dr. José Marcos Batalha
Quatro filiados da Mocidade Portuguesa, empunhando os estandartes da organização, prestaram «Guarda de Honra» ao busto do Poeta , durante a cerimónia pública.
Seguidamente, os filiados da Mocidade Portuguesa e as representações dos estabelecimentos escolares desfilaram perante o busto do poeta, junto do qual, à medida que iam passando, deixavam lindos ramos de flores naturais.
Estudantes das escolas portuguesas e chinesas desfilando perante o busto de Luís de Camões
Reportagem de «Macau. Bol. Inf.,1955, »
[…] Ver anterior referência em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/06/12/noticia-de-12-de-junho-de-1955-macau-e-a-gruta-de-ca… Extraído do BGUXXXI- 361-362, Julho-Agosto de […]