No dia 6 de Maio de 1972 realizou-se no campo desportivo de Kemigawa (Tóquio) , o primeiro encontro de Hóquei em Campo entre Portugal e o Japão.
A representação portuguesa foi entregue à equipa de honra do Hóquei Clube de Macau que por este motivo fizeram uma digressão por terras do Japão, de 27 de Abril a 7 de Maio de 1972 (os jogadores macaenses actuaram em Osaka, no dia 29 de Abril como Selecção de Macau contra a selecção de Osaka; em Tóquio, no dia 1 de Maio, como Hóquei Clube de Macau contra a Universidade de Keio e  em Tóquio, no dia 3 de Maio como Selecção de Macau contra a Selecção de Tóquio).
MACAU B.I.T. VIII-3-4, 1972 - HÓQUEI CLUBE DE MACAU IFotografia da equipa de honra do Hóquei Clube de Macau, no campo de Tap Seac, no  último treino antes da partida para os encontros no Japão, juntamente com os dirigentes, Eng.º Humberto Fernando Rodrigues (Presidente), Mário Aureliano Robarts (Secretário), António Lagariça (Tesoureiro) e Pedro Xavier (árbitro).
Este encontro ficará para sempre lembrado pois os jogadores macaenses representaram o seu país contra a equipa nacional do Japão onde na altura o hóquei em campo tinha um elevado nível.
MACAU B.I.T. VIII-3-4, 1972 - HÓQUEI CLUBE DE MACAU II

A Selecção nacional do Japão

O resultado final foi um empate : Portugal, 1 – Japão, 1
Arbitraram o encontro Pedro Xavier e K.Fukuyama.
Alinharam:
PORTUGAL: Ribeiro, A. Cordeiro (cap.), Sousa, F. Cordeiro, Ferreira, Silva, Badaraco, Jeremias, Jesus, F. Ritchie e Fernandes.
JAPÃO: Obake (cap.) , Ichinose (Kamamura), Enoue, Esuzaki, Yamanove, Hanaya, Jujimura (Takakura), Ando, Konakayama, Hámaoka, Kawamura.
Assistiram a este desafio , membros dos Comité Olímpico Japonês, membros da Associação Japonesa de Hóquei em Campo, o gerente do B. N. U. de Macau, Amílcar Sérgio Peres e esposa, o capitão José dos Santos Raposo e esposa e bastante público.