No dia 6 de Maio de 1972 realizou-se no campo desportivo de Kemigawa (Tóquio) , o primeiro encontro de Hóquei em Campo entre Portugal e o Japão.
A representação portuguesa foi entregue à equipa de honra do Hóquei Clube de Macau que por este motivo fizeram uma digressão por terras do Japão, de 27 de Abril a 7 de Maio de 1972 (os jogadores macaenses actuaram em Osaka, no dia 29 de Abril como Selecção de Macau contra a selecção de Osaka; em Tóquio, no dia 1 de Maio, como Hóquei Clube de Macau contra a Universidade de Keio e em Tóquio, no dia 3 de Maio como Selecção de Macau contra a Selecção de Tóquio).
Fotografia da equipa de honra do Hóquei Clube de Macau, no campo de Tap Seac, no último treino antes da partida para os encontros no Japão, juntamente com os dirigentes, Eng.º Humberto Fernando Rodrigues (Presidente), Mário Aureliano Robarts (Secretário), António Lagariça (Tesoureiro) e Pedro Xavier (árbitro).
Este encontro ficará para sempre lembrado pois os jogadores macaenses representaram o seu país contra a equipa nacional do Japão onde na altura o hóquei em campo tinha um elevado nível.
A Selecção nacional do Japão
O resultado final foi um empate : Portugal, 1 – Japão, 1
Arbitraram o encontro Pedro Xavier e K.Fukuyama.
Alinharam:
PORTUGAL: Ribeiro, A. Cordeiro (cap.), Sousa, F. Cordeiro, Ferreira, Silva, Badaraco, Jeremias, Jesus, F. Ritchie e Fernandes.
JAPÃO: Obake (cap.) , Ichinose (Kamamura), Enoue, Esuzaki, Yamanove, Hanaya, Jujimura (Takakura), Ando, Konakayama, Hámaoka, Kawamura.
Assistiram a este desafio , membros dos Comité Olímpico Japonês, membros da Associação Japonesa de Hóquei em Campo, o gerente do B. N. U. de Macau, Amílcar Sérgio Peres e esposa, o capitão José dos Santos Raposo e esposa e bastante público.
[…] Os hoquistas de Macau também estiveram no gabinete do Presidente do Leal Senado, Joaquim Morais Alves para lhe apresentarem cumprimentos de despedida e receberam dele os galhardetes e mensagens para serem entregues aos presidentes dos municípios de Osaka e Tóquio. A embaixada não ia ao Japão apenas para jogar. Levava também a incumbência de estreitar os laços de amizade entre a cidade de Macau e as referidas cidades japonesas. Os jogadores e dirigentes do Hóquei Clube de Macau partiram no dia 27 de Abril, pelas 11,00 horas. À partida da caravana assistiram numerosas pessoas. Entre os presentes, o Presidente do Leal Senado, Joaquim Morais Alves e o Presidente do Conselho Provincial de Educação Física, José Silveira Machado, representando os munícipes e o sector desportivo local. E lá partiram… NOTA: Informações de Henrique José Manhão Jr. que relatou em diário esta digressão para o bissemanário católico «O Clarim», reproduzido depois no Boletim de Informação e Turismo. (1) NOTÍCIA DE 6 DE MAIO DE 1972 – O PRIMEIRO PORTUGAL-JAPÃO EM HÓQUEI EM CAMPO: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/05/06/noticia-de-6-de-maio-de-1972-o-primeiro-portugal-jap… […]
[…] reproduzido depois no Boletim de Informação e Turismo. Anteriores referências deste diário em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/05/06/noticia-de-6-de-maio-de-1972-o-primeiro-portugal-jap… (1) Toshikazu Takei esteve em Macau em 1961, aquando da visita da equipa de hóquei em campo da […]
[…] reproduzido depois no Boletim de Informação e Turismo. Anteriores referências deste diário em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/05/06/noticia-de-6-de-maio-de-1972-o-primeiro-portugal-jap… […]
[…] reproduzido depois no Boletim de Informação e Turismo. Anteriores referências deste diário em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/05/06/noticia-de-6-de-maio-de-1972-o-primeiro-portugal-jap… […]