A COMEÇAR EM 30 DE ABRIL DE 1965
Sessões às 20.00, 19.00 e 22.00 horas.
(Espectáculo para maiores de 12 anos)

Teatro Vitória 30ABR1965 Evil of FranKensteinNeste folheto, há um engano no horário; a 1.ª sessão teria sido às 14.30 horas, como era habitual.

Mais um filme com o tema “Barão Frankenstein” que nasceu da assombrosa imaginação de uma jovem escritora, na altura com 19 anos de idade, Mary Shelley (1797-1851), publicado em livro, em 1818, ” Frankenstein, ou o Prometeus Moderno“, um dos pontos mais altos da literatura de ficção científica/fantástica.. A partir deste tema, da criação de um ser vivo, a partir de restos de cadáveres fizeram-se dezenas de adaptações cinematográficas (a primeira adaptação cinematográfica é de 1910) mas a melhor versão continua a ser a de 1931 realizada por James Whale com o actor Boris Karloff.
The Evil of Frankestein 1964Esta versão é de 1964 produzida pela Hammer Film Productions (esta produtora, durante os anos 50,  60 e principio de 70 do século XX, fez várias versões), dirigida por Freddie Francis “Evil of Frankestein / A Maldição de Frankestein”,  com o actor Peter Cushing no papel do Barão. Este filme é o 3.º com o actor Peter Cushing no mesmo papel (1.º filme: ” The Curse of Frankenstein“, em 1957 e o 2.º “The Revenge of Frankenstein” em 1958.
Trailers:
http://www.dailymotion.com/video/x22ce8c_the-evil-of-frankenstein-1964_shortfilms
https://www.youtube.com/watch?v=bzsKtRgR8UI
Teatro Vitória 30ABR1965 Evil of FranKenstein versoCom maior interesse cinematográfico é o filme apresentado no verso do folheto como “BREVEMENTE”

The Night of Iguana 1964THE NIGHT OF IGUANA”
filme de 1964, dirigido por John Huston, com os actores: Richard Burton, Ava Gardner e  Deborah Kerr.
Baseado numa peça de 1961, de Tennessee Williams, (um dos maiores dramaturgos americanos do séc. XX) “A Noite de Iguana”, dirigido pelo lendário cineasta John Huston, que também participou no argumento e da produção, é um bom filme. Premiado com um Óscar em 1965, venceu  na categoria melhor figurino (Dorothy Jeakins) pela apresentação de um guarda-roupa marcante. Sobressai ainda uma maravilhosa a fotografia em preto-e-branco e uma trilha sonora de Benjamin Frankel.
Sinopse: Nesta adaptação da peça de Tennessee Williams filmada no México, à  beira mar, com fotografia de Gabriel Figueroa, Burton é um padre renegado e alcoólico que ganha a vida como guia turístico. Ainda um pouco “Lolita” como no Kubrick anterior (LOLITA, 1962), Sue Lyon assume a descontraída pele de jovem tentação. No papel da livre Maxine, Ava Gardner é a dona da fabulosa estalagem que será cenário do filme. Deborah Kerr é Hanna, auto -castrada neta do “poeta mais velho do mundo” por quem se faz acompanhar. THE NIGHT OF THE IGUANA é um dos mais reputados Huston. O mergulho pelos meandros do dilema entre o espírito e a carne, tema do último sermão do Reverendo Shannon na dramática sequência de abertura, é denso. A rodagem foi feliz. (Cinemateca Portuguesa)
http://www.cineclubejoane.org/2013-02/TenesseeWilliams.html