A Delegação de Macau do Círculo de Cultura Musical promoveu no dia 27 de Abril de 1954, o III Concerto da temporada, apresentando o conhecido pianista holandês Cor de Groot (1) que sob a égide da Companhia Philips, (2) estava realizando vários concertos de beneficência nas principais cidades do Extremo Oriente, oferecendo, também em Macau, a sua contribuição artística para fins de beneficência.
O pianista Cor de Groot cumprimentando o Governador Joaquim Marques Esparteiro
O crítico musical do diário «Notícias de Macau»,escrevendo sobre o recital de Cor de Groot, afirmou:
“Iniciou este pianista o seu concerto com a Sonata op. 28 em Ré maior de Beethoven. Das 32 sonatas que o mestre de Bona legou à posteridade como um majestoso monumento de incomparável beleza artística , não é decerto esta a que pertence ao número das mais conhecidas mas, mesmo assim, o público seguiu interessado a execução dos seus quatro andamentos aplaudindo generosamente, o executante, que revelou ser, na realidade, possuidor duma assombrosa técnica o que lhe permitiu dominar todas as dificuldades com perfeito sentido musical. As notas desferidas pelos seus bem ginasticados dedos saíram sempre cristalinamente nítidas e com óptima sonoridade. No entanto, pareceu-nos que De Groot não se encontrava bem à vontade dentro do espírito beethoveniano”
E depois de se referir aos outros números do programa, o articulista termina, dizendo ” Entusiàsticamente ovacionado, De Groot obsequiou a assistência com a execução de Playera, uma das danças espanholas, de Granada”
Cor de Goot assinando livros de autógrafos no final do concerto
O poder de comunicação deste artista varia segundo as obras que interpreta. Emprega admiràvelmente os pedais e toca com leveza e finura, sem amaneirada elegância. A segurança da sua memória e a espantosa agilidade com que percorre o teclado são simplesmente notáveis. De Groot é, sem dúvida,um pianista de brilhante futuro ” (3)
(1) Cor de Groot (1914 – 1993) , pianista e compositor dinamarquês. Estudou piano com Egbert Veen and Ulferts Schults e composição e regência com Sem Dresden. Formou-se em 1932 , apresentando um concerto de piano da sua autoria. Actuou em quase todo o mundo e as suas gravações são consideradas como “tesouros musicais”. Em 1959 devido a uma patologia neurológica na mão direita, continuou a actuar o seu reportório com a mão esquerda (tem mais de 80 arranjos musicais, especialmente para a mão esquerda). Progressivamente recuperou da função motora da mão direita. Tornou-se director musical da “Fundação Radiodifusão Holandesa” e divulgador da música holandesa contemporânea. Faleceu em Amesterdão em 1993.
https://en.wikipedia.org/wiki/Cor_de_Groot
(2) Cor de Groot, foi em meados dos anos cinquenta os primeiros “artistas da Philips”
http://www.opusklassiek.nl/solisten/cordegroot.htm
(3) Fotos e informações de «MACAU B.I. , 1954»