…..continuação de (1)
Diário 17-04-1974
Cidade de Nagasaki. Outro centro urbano querido ao coração dos portugueses. Marca o lugar do primeiro contacto com o povo japonês , na aurora das relações internacionais com o Oriente. Aqui realizaram-se três concertos, um dos quais executado junto do monumento consagrado aos mártires católicos desta cidades, interpretando trechos de música religiosa.
Junto do monumento aos mártires de Nagasaky
Apresentaram-se, também, no Liceu, colaborando na audição o coro deste estabelecimento de ensino, onde decorreu um diálogo aberto entre os presentes. assistiu o nosso embaixador tendo os jovens cantores sido distinguidos com a oferta da miniatura da estátua da Paz, que se ergue na cidade, flagelada pela explosão da bomba atómica lançada pelos americanos na última conflagração mundial.
Na «NBD»de Nagasaky realizaram o último concerto do programa, promovido pela Sociedade de Amizade Luso-Japonesa, coincidindo com a entrega de condecorações a várias entidades japonesas, distinguidas pelo Governo português.
Diário 18-04-1974
Regresso a Fukuoka e daqui para Tóquio
Outro aspecto de um dos passeios
Diário 19-04-1974
Visita à fábrica de cortiça, onde deram um pequeno concerto para os operários. Partida de Hong Kong
Diário 20-04-1974
Regresso a Macau, onde foram recebidos entusiasticamente pelos seus familiares e por outras pessoas que os quiseram saudar pelo êxito da sua digressão entre o povo japonês, ao qual ficaram profundamente agradecidos , pela recepção que sempre e em toda a parte lhes tributou.
Os «Pequenos Cantores» na execução do concerto no «Fumon Hall», em Tóquio
NOTA FINAL: Os rapazes do «Pequenos Cantores» foram recebidos nos vários sítios com “ramos de flores frescas, cravos vermelhos“, talvez prenúncio ao que haveria de acontecer dias depois à chegada a Macau, no dia 25 de Abril, a Revolução dos Cravos.
(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/pequenos-cantores-do-c-d-b/
(2) Reportagem não assinada em «MACAU B. I. T.1974.»