……continuação de (1)
Diário 11-04-1974
Na fábrica da Toyota que visitaram tiveram contacto com o trabalho que aqui se executa na fabricação de automóveis, uma operação em série, ininterrupta, numa perfeita divisão de trabalho, em que tudo se encontra perfeitamente calculado.
Num sorriso franco, aberto cordial desta jovem japonesa, Hara, para com os hóspedes do seu país.
Diário 12-04-1974
Encontram-se agora em Tokushima, grata ao coração dos portugueses. Aqui se ergue uma estátua ao escritor português Venceslau de Morais, que viveu e morreu entre o povo japonês, cuja alma soube compreender e admirar, deixando na literatura que nos legou os traços mais elucidativos do temperamento nipónico, da sua vida, dos seus costumes.
Além do concerto que realizaram no Rotary Club, executaram outro no «Hall de Tokushima», gravando também para a Televisão Portuguesa e para um filme de 55 minutos.
O Coro feminino de Tokushima associou-se a esta audição, interpretando algumas canções do seu reportório, oferecendo no final do acontecimento um cravo a cada um dos nossos rapazes…. (…)
Na assistência, embora de certo modo heterogénea, predominava a juventude, distinguindo-se a presença do cônsul de Portugal, na referida cidade, que obsequiou os visitantes com um jantar. (2)
(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/pequenos-cantores-do-c-d-b/
(2) Foto e reportagem não assinada em «MACAU B. I. T. 1974.»