Outra notícia a complementar à da publicada em 20-12-2015 (1) sobre a empresa comercial de Macau “Sociedade Oriental de Transportes e Armazéns, Limitada” (SOTA).

MOSAICO II-9 MAI51 -SOTA IO barco a motor San Rafael, nova unidade da SOTA, em 1951

No dia 11 de Abril de 1951, o governador Comandante Albano Rodrigues de Oliveira embandeirou a então nova unidade da empresa, o barco motor San Rafael que se destinava ao transporte de carga e passageiros entre Macau e Timor (a primeira viagem experimental Macau-Timor, foi a 28 de Maio de 1951).

MOSAICO II-9 MAI51 -SOTA IIO embandeiramento de San Rafael

O sr. Roberto Lasala, um dos directores-proprietários dessa empresa (2) era homem cheio de acção e iniciativa, fundando a empresa “SOTA” em 1947, com o fim de intensificar a navegação portuguesa no Oriente somente concretizada em 1951 (3)(4)

MOSAICO II-9 MAI51 -SOTA IIIO Governador, tendo à direita o sr. Roberto Lasala, aprecia intensamente as instalações do San Rafael
MOSAICO II-9 MAI51 -SOTA IVO sr. Herman Machado Macedo, um dos directores-proprietários da SOTA, traduzindo o discurso proferido por Roberto Lasala
MOSAICO II-9 MAI51 -SOTA VO Governador proferindo o seu discurso de felicitações aos dirigentes da SOTA
MOSAICO II-9 MAI51 -SOTA VIO Governador entre os sócios e directores da SOTA

Reconhece-se nesta foto: 2.º a partir da esquerda Ho Yin; o 5º, Robert Lasala; o 6.º, governador Albano de Oliveira e o 8.º, Herman Monteiro.

(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/12/20/noticia-de-20-de-dezembro-de-1947-sociedade-oriental-de-transportes-e-armazens-sota/
(2) Outro dos directores-proprietários da SOTA foi o Dr. Herman Machado Monteiro.
Herman Monteiro, republicano que após o golpe de 28 de Maio de 1926, em Portugal, se auto-exilou em Macau (segundo outras fontes, por ordem do Estado Novo por ser maçónico), esteve ligado ao comércio do ouro (5) e foi o fundador, proprietário, editor e jornalista (polémico) (6) do “Jornal de Notícias” de Macau (25-08-1947 até 20-02-1960). Foi um dos fundadores do Rotary Club de Macau.
Anteriores referências a Herman Monteiro e Rotary Club de Macau:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2015/12/23/noticia-de-23-de-dezembro-de-1951-desafio-de-futebol/
https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/rotary-club-de-macau/
http://macaunew.rotary3450.org/wp-content/uploads/2008/02/founders.jpg
(3)MOSAICO II-9 MAI51 -SOTA VIIMOSAICO II-9 MAI51 -SOTA VIIIMOSAICO II-9 MAI51 -SOTA IXMOSAICO II-9 MAI51 -SOTA X
file:///C:/Users/ASUS/Downloads/decreto_n_o_38185.pdf
MOSAICO II-9 MAI51 -SOTA XI(4) A empresa “SOTA” no ano de 1951 adquiriu este navio “The Castle Class Corvette, HUMBERSTONE“, construído em 1944 em Glasgow, com uma tonelagem de 1010.
Em 1947 o navio vendido para Hong Kong com o nome de TA WEI. Após ter vários donos (e vários nomes) foi vendido à “Sociedade Oriental Transportes e Armazéns” (Macau), em 1951 e baptizado com o nome de «SAN BLAS». Com este nome, operou até 1956, ano em que foi vendido a outra empresa (alterado para «SOUTH OCEAN») e terá sido abatido em 1959.
http://www.clydesite.co.uk/clydebuilt/hong-kong/HUMBERSTONE_1235.html
(5) “Até à legalização do comércio do ouro, as transacções do precioso metal, embora livres e arbitrárias, eram predominantemente controladas por Herman Machado Monteiro, que mais tarde cederia a sua concessão aos Serviços Económicos. Como contrapartida, recebeu uma pensão anual de Pedro José Lobo, fundou o “Notícias de Macau”, também ele financiado por Lobo, que acumulava as funções de director dos Serviços Económicos e de responsável pela Companhia de Aviação criada para o transporte do ouro para diversos e desconhecidos destinos…..”
http://www.library.gov.mo/macreturn/DATA/PP182/PP182075.HTM
(6) Em 14 de Outubro de 1940, é fixada, por 2 anos, residência em Coloane (deportado) ao cidadão Hermann Machado Monteiro (entre outros ofícios, jornalista) (B.O. n.º 41-S). (SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Volume 4)
Fotos e reportagem de «Mosaico, 1951.»