Continuação de (1) (2)
“Mas em toda esta simplicidade, surgem, de vez em quando, desastrosas explosões que ocorrem, principalmente, no momento e preparação da pólvora, fase que requer uma consumada perícia e que, por isso mesmo, não se entrega a qualquer pessoa, mas a quem tenha longa experiência. Porque, um pequeno atrito pode estar na origem dum desastre fatal, ocorrência que contam já bastantes vítimas, embora se ponha em tarefa tão delicada e de grande responsabilidade os mais escrupulosos cuidados.

MACAU B.I.T. XI - 1-2, MAR-ABR 1976 PANCHÕES IIOs panchões já empacotados estão preparados para a última fase da laboração

E todo este trabalho tão diversificado e exigente de tanta atenção faz-se para durar apenas uns segundos, para se produzir um barulho estrondoso que os ouvidos desacostumados reagem imediatamente, mas que para os orientais se encontra carregado dos símbolos mais significativos, a que a superstição empresta, por vezes, um significado transcendente… (…)
O seu rebentar atordoando os ares, manifesta alegria e propícia bons resultados, afugentando, por outro lado, o mau agouro para muito longe das suas casas e das suas iniciativas.” (3)
(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/03/09/industrias-tradicionais-panchoes-i/
(2) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/03/18/%EF%BB%BFindustrias-tradicionais-panchoes-ii/
(3) Artigo não assinado em “MACAU B. I. T., 1976″.