“Esta formosa e antiga igreja de Macau já existia no ano de 1618, ignorando-se todavia a data certa da sua fundação. Sabe-se, no entanto, que a Igreja de S. Lourenço foi erecta quando o Bispo Dom Frei João Pinto da Piedade esteve à frente da Diocese de Macau, nos anos de 1604 a 1623…. (…)
A Igreja de S. Lourenço foi construída em forma de cruz latina, ocupando a Capela do Sagrado Coração de Jesus o braço sul do transepto, e a Capela de N.ª S.ª dos Remédios o braço norte. A fachada, construída em granito nu, em rica e sã estrutura da época seiscentista, ergue-se majestosa, com duas torres-campanários, fazendo-nos recordar as Catedrais e as vetustas Igrejas de Portugal… (…)
MBI II-40, 31MAR1955 Igreja de S. LourençoTem sete altares esta Igreja, dos quais são de mármore de Carrara o altar-mor e os alteres das capelas de S.mo Coração de Jesus e de N.ª S.ª dos Remédios. Salientam-se as seguintes e valiosas obras, também em mármore de Carrara: o baptistério em mármore branco, com uma escultura simbolizando S. João baptizando o Salvador; inúmeras pias de água benta; e um lavabo formoso e sumptuoso pelo seu baixo relevo.
No frontal do altar do Coração de Jesus, o escultor reproduziu, com escrupuloso cuidado e delicada arte, a Ceia de Leonardo de Vinci. O frontal do altar de N.ª S.ª dos remédios tem esculpida, em baixo relevo, a cena da Anunciação, reproduzida de um belo quadro do Renascimento Italiana…. (…)

Artigo não assinado de «MACAU B. I., 31 de Março de 1955»