Mais dois postais da colecção de 10 postais ilustrados por vários artistas da Gruta de Camões, editado pela Fundação Macau e Instituto Internacional de Macau, em Junho de 1999, já referidos em anterior postagem. (1)

POSTAL A GRUTA DE CAMÕES Mário Miranda 1999A Gruta de Camões em Macau
Tinta da China e cor sobre cartolina Conqueror
Mário de Miranda (Goa, Junho de 1999)

Mário de Miranda (Mário João Carlos do Rosário de Brito Miranda) (1926-2011), pintor cartoonista, ilustrador indiano nascido em Damão, de origem brâmane, descendente duma família que se converteu ao catolicismo desde 1750 e radicado na aldeia de Loutulim, em Goa. Estudou em Bangalore e Mumbaim (Bombaim) em colégios católicos. Iniciou o curso em arquitectura mas não o concluiu para se dedicar ao desenho (cartoon) a tempo inteiro nos periódicos da Índia. Esteve um ano em Portugal com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Mário, como assinou grande parte do seu trabalho, também retratou a Índia toda (em especial a sua cidade adoptiva Bombaim), Portugal, Macau, China, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e muitos outros locais espalhados pelo mundo. O Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva tornou-o comendador da Ordem do Infante Dom Henrique em 2009.(2)

POSTAL A GRUTA DE CAMÕES Io FongGruta de Camões
Aguarela
Io Fong (Macau)

Io Fong, 姚豐 nasceu no ano de 1950 na China Continental e completou o ensino primário e o ensino secundário em Macau. Formou-se no Colégio Subordinado ao Instituto de Belas Artes de Guangzhou, antes de trabalhar para o Hospital Kiang Wu. Em Macau, aprendeu pintura com os grandes mestres territoriais, nomeadamente, Leong Wai Man, Lok Cheong, Tam Chi San, Kuan Man Li e em Guangzhou foi discípulo de He Lei. Na década de oitenta, aprendeu aquarela com o Mestre Wang Zhaoming. O artista aderiu à Associação dos Artistas de Belas Artes de Macau em 1968 Desde o ano de 1985, tem vindo a desempenhar funções de designer de belas artes na construção da Casa Memorial do Hospital Kiang Wu e faz parte da equipa editorial dos livros que contam a história do Hospital Kiang Wu.”(3)
(1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2016/01/22/macau-e-a-gruta-de-camoes-xxxv-postais-coleccao-a-gruta-de-camoes-1999-i/
(2) https://en.wikipedia.org/wiki/Mario_Miranda
Pode ver uma curta história animada com desenhos de Mário Miranda em
https://www.youtube.com/watch?v=n1tR5jIZ5ig
(3) http://www.fmac.org.mo/activity/activityContent_2109?lgType=po