Em 20 de Fevereiro de 1890, pela primeira vez, um divertimento popular denominado «Montagnes Russes» ou «Chemin de fer» foi montado em Macau por negociantes de Singapura (1)
«Montanha-russa» é uma atracção popular dos parques de diversões modernos que  consiste basicamente numa estrutura de aço, em forma de pista, com elevações seguidas de quedas e por vezes inversões de 360° (a chamada «looping»), impulsionadas pela velocidade proveniente de uma descida ou lançamento impulsionado.

Montanha Russa 1884Switchback Railway de LaMarcus Thompson, 1884
Desenho de uma das primeiras «montanha-russa»

Alguns historiadores atribuem a construção da primeira «montanha-russa» à Imperatriz  Catarina “a Grande” (1729-1796; reinado de 1762-1796), nos Jardins de Oranienbaum em S. Petersburgo, no ano de 1784 (2);  outros autores atribuem aos franceses a construção dos modernos «montanha-russa» (já com dispositivo de segurança nos carros presos aos carris, “rails” de protecção na pista e velocidade alta),  no ano de 1817, em Paris (“Les Montagnes Russes de Belleville” e “Les Promenades aériennes“).
O primeiro «looping» foi, provavelmente, construído em Paris de um projecto inglês em 1846 com uma única pessoa no carrinho que dava uma volta de 3,96 metros de diâmetro. A partir daí, em muitos idiomas passaram a se referir à atracção como Montanha-russa.
La Marcus Adna ThompsonNo entanto, essa “invenção” foi somente patenteada a 22 de Dezembro de 1885 por La Marcus Adna Thompson (1848-1919; inventor e comerciante norte americano) que por este motivo ficou célebre e rico.
http://www.wikiwand.com/fr/Chronologie_des_parcs_de_loisirs
https://en.wikipedia.org/wiki/LaMarcus_Adna_Thompson#/media/File:LaMarcus_Adna_Thompson.gif
(1) SILVA, Beatriz Basto – Cronologia da História de Macau, Volume 3, 1995)
(2) Outras fontes (não confiáveis , não confirmadas) referem às mais antigas «montanhas-russas» como “construídas” no século XVII, em São Petersburgo (Rússia): os passeios de trenó no inverno  prendiam-se em montes especialmente construídos no gelo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Montanha-russa